23 de outubro de 2013
Postado por: admin
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou nesta quarta-feira, dia 23, o BNDES Prodesign (Programa BNDES de Apoio a Investimentos em Design, Moda e Fortalecimento de Marcas). Com orçamento de R$ 500 milhões, o novo produto tem um dos mais baixos custos de crédito do Banco (TJLP, atualmente em 5% ao ano, mais 0,9% mais taxa de risco, de acordo com o rating da empresa).
O BNDES Prodesign apoiará investimentos em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas em projetos de investimentos das seguintes cadeias produtivas: têxtil e de confecções, calçadista, moveleira, de higiene pessoal, de perfumaria e cosméticos, de utilidades domésticas, de brinquedos, de metais sanitários, de jóias, relojoeira, de embalagens, de eletrodomésticos e de revestimentos cerâmicos.
Entre os itens financiáveis pelo novo programa estão as despesas relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, embalagens, desenho industrial e design de moda, associados a ergonomia, concepção, conforto e estilo; aquisição de softwares desenvolvidos no país; despesas com treinamento, participação em feiras e eventos, no Brasil ou no exterior, e capacitações gerencial, técnica e de apoio operacional; estudos, consultorias e projetos de certificação e registros no INPI, entre outros itens.
Com isso, o novo programa contribuirá para a crescente profissionalização do marketing e do planejamento estratégico das empresas brasileiras. O design tornou-se item relevante para as cadeias produtivas da indústria de bens de consumo, enquanto a segmentação e diferenciação passaram a exigir elevado grau de conhecimento do perfil do cliente, demandando novos investimentos.
A criação do BNDES Prodesign, em linha com a política industrial do Plano Brasil Maior, parte da constatação de que a geração de valor das cadeias produtivas incluídas no programa está diretamente vinculada aos investimentos nos chamados intangíveis, como inovação, design, moda e marketing. Tais investimentos passaram a ocupar posição de destaque, ao lado da logística e do controle de canais de distribuição e de vendas.
O Prodesign é mais um instrumento do BNDES de apoio à inovação e consolida a atuação do Banco no fomento a investimentos em ativos intangíveis para empresas de todos os portes. Atualmente, o Banco já financia projetos de design para micro, pequenas e médias empresas por meio do Cartão BNDES.