22 de abril de 2014
Postado por: admin
Os sorrisos, a alegria e o carinho voltaram a surfar no Projeto Onda: Por um mundo melhor. A volta às aulas foi em março e este é o segundo ano do projeto, que em 2013 trabalhou com 100 alunos de duas escolas de Navegantes. Neste ano três unidades recebem o projeto – o CAIC Maria de Lourdes Couto Cabral, a Cidade da Criança e a Escola Municipal Eni Erna Gaya. Ao todo, 205 alunos participam dos encontros que acontecem semanalmente e falam de respeito, igualdade, honestidade, otimismo, entre outros temas.
A estrutura do Projeto Onda também aumentou para atender melhor as crianças. Ano passado eram oito voluntários, este ano são 49. Todos colaboradores da Portonave. Segundo Ellen Infante, uma das organizadoras do Projeto, para 2014 há previsão de atender cinco escolas e abranger cerca de 500 crianças. “Em nossos encontros conseguimos estimular as crianças a colocar em prática os valores repassados e compartilharem as coisas boas que aprenderam. Buscamos fazer com que eles pensem como são importantes para a comunidade, para a nossa vida e como podem ajudar os outros”, comenta Ellen.
Um dos diferenciais do Projeto Onda para este ano é a implantação da “Corrente do Bem”. Segundo Juliano Perin, gerente Comercial e um dos organizadores do projeto, “a ideia é fazer com as crianças possam sugerir maneiras de melhorar o mundo, por meio de atitudes que sejam colocadas em prática para começar a corrente”.
Um pouco mais dos oficiais do bem
Compartilhar conhecimento e conceitos de cidadania nas escolas municipais de Navegantes. Este é o principal objetivo do Projeto Onda: Por um mundo melhor. A iniciativa da Portonave formou as primeiras turmas em dezembro de 2013. Após quatro meses de aulas, as crianças foram intituladas “Oficiais do Bem” e devem passar os ensinamentos que aprenderam para outras crianças. A formatura contou com entrega de certificados e medalhas aos pequenos.
O projeto começou a ser desenvolvido no mês de agosto e envolveu 100 alunos da Cidade da Criança e da Escola Profª Eni Erna Gaya. Os temas abordados foram situações do cotidiano, como: Respeito, Gratidão, Honestidade, Importância de estudar e trabalhar, Importância da família e dos amigos, Cidadania etc.