6 de fevereiro de 2015
Postado por: admin
Em Navegantes não foi registrado nenhum caso da doença, mas a situação em toda a região é bastante preocupante
A Vigilância Epidemiológica de Navegantes alerta a população que encontrou um foco do mosquito Dengue no bairro Machados, em uma armadilha localizada na Rua João Gazaniga. Na armadilha haviam 13 larvas e quatro pupas, que é o estágio intermediário entre a larva e o mosquito adulto. Os agentes de saúde realizaram o monitoramento num raio de 300 metros do local, intensificando as buscas as larvas do mosquito, mas nada mais foi localizado.
Durante a semana a Secretaria de Saúde vai estar com uma equipe distribuindo folders no ferry boat e no sábado (7) os agentes comunitários de saúde vão participar do Dia “D” de Combate a Dengue, nos bairros Machados e São Domingos. Na ocasião eles vão visitar as residências, falar sobre a doença e pedir a colaboração dos moradores para que não deixem água parada no quintal.
Conforme o secretário da Saúde de Navegantes, Samuel Paganelli, apesar da existência de um foco do mosquito, nenhum caso da doença foi registro no município até o momento, mas é preciso que a população redobre os cuidados, pois a região está em estado de alerta. “Atualmente, existem 270 armadilhas, distribuídas em diversos pontos da cidade, que são acompanhadas semanalmente pelos agentes de saúde. Os principais locais de acompanhamento são cemitérios, borracharias, ferro velho, lojas de materiais de construção, e até mesmo residências que apresentam pontos com água parada. Em 2013 encontramos um foco, em 2014 dois e este ano, até agora, um foco do mosquito. Precisamos nos unir e contar com o apoio de todos para que a Dengue não se espalhe”, enfatiza o secretário.
Caso os moradores observem uma situação de risco ou tenham alguma dúvida sobre a Dengue, podem entrar em contato com a Secretaria da Saúde através dos telefones (47) 3342-9811 ou 3342-9826.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social PMN