11 de fevereiro de 2015
Postado por: admin
A tradicional reunião semanal da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN) da terça-feira (10/02) teve como pauta a apresentação do projeto Nossa Praia, que prevê a Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes. Os trabalhos foram coordenados pelo 1º vice-presidente da entidade, Libardoni Fronza (Liba).
Estiveram presentes no encontro o superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, o superintendente do aeroporto de Navegantes, Marco Aurélio Zenni, o secretário Municipal de Turismo, Sérgio Schultz, o secretário Municipal de Governo, Cassiano Ricardo Weiss, o presidente do Observatório Social de Navegantes, Irineu Zimermann, diretores e associados da entidade.
Após ser feita a apresentação do projeto, os empresários aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas, bem como para questionar sobre a qualidade do material a ser utilizado na execução do projeto. Algumas sugestões também foram apresentadas. O debate durou cerca de duas horas e foi considerado positivo pela classe empresarial da cidade.
Saiba mais…
De acordo com o que estabelece o projeto apresentado, para recuperar a restinga distribuída em quase 10 quilômetros de orla serão retiradas espécies exóticas e plantadas mais de 100 mil novas mudas nativas. As estruturas de concreto, como lixeiras, e as calçadas de pedra que interferem na manutenção do ecossistema serão eliminadas.
Na primeira fase, que terá duração de um ano, também será instalado um deque de madeira em toda orla para substituir o passeio e fazer a ordenação dos acessos, com a colocação de passarelas para evitar a degradação da restinga. Depois disso será feito o monitoramento da orla durante 36 meses.
Entre os benefícios do projeto estão o equilíbrio da biodiversidade, controle da erosão da praia e proteção da costa contra efeitos da maré. A recuperação da restinga ocorre a partir do molhe em direção ao Gravatá em trechos de aproximadamente 500 metros. A cada etapa dos trabalhos os locais serão sinalizados e isolados.
O projeto foi desenvolvido a partir de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, aprovado pela Fatma e Fundação Municipal do Meio Ambiente, e é uma medida de compensação pelo uso da área para ampliação do pátio de contêineres da Portonave. O investimento do terminal portuário é de R$ 3,8 milhões.
Além das ações ambientais, a orla vai contar com ciclovia, melhoria na iluminação, instalação de novas lixeiras e drenagem. O investimento da Prefeitura será de R$ 3,1 milhões.
Para mais informações e dúvidas favor entrar em contato pelo Fone: (48) 9932-9395 ou E-mail: (nossapraia@fabricacom.com.br).
–
Texto e fotos:
Alexandre Batista (imprensa@acin.com.br)
Assessor de Comunicação
Acin – Associação Empresarial de Navegantes
Fone: (47) 9993.2802
Skype: alexbeits@hotmail.com
www.acin.com.br