25 de fevereiro de 2015
Postado por: admin
O melhor porto para trabalhar no país, de acordo com a edição 2014 do Great Place To Work (GPTW), é de Santa Catarina. O Terminal Portuário de Navegantes atingiu nota suficiente para ser ranqueado no seleto grupo das melhores empresas para se trabalhar. Em Santa Catarina, somente 25 empresas constam na lista.
O GPTW tem como missão construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho. Por meio de questionários distribuídos entre os funcionários com mais de três meses de trabalho nas empresas analisadas, são avaliados: Credibilidade; Respeito; Imparcialidade; Orgulho; Camaradagem. Os colaboradores são convidados a participar do questionário e a empresa respondente não tem acesso ao resultado até a divulgação pelo GPTW.
Em operação há sete anos, a Portonave conquistou esse posto por sua capacidade de fazer os colaboradores, como são chamados os funcionários, acreditarem que o Terminal é um projeto de todos e, mais do que isso, que trabalha para fomentar o crescimento e desenvolvimento da região. A empresa se esforça para que o ambiente de trabalho seja agradável, de crescimento profissional e pessoal e estimula as boas ações.
A Portonave trouxe para a região de Navegantes uma nova mentalidade de fazer negócios, já bastante conhecida em outros países e nas grandes cidades brasileiras, mas ainda pouco aplicada em empresas de municípios menores: o triple bottom line, que baliza as ações das empresas com foco nas áreas social, ambiental e econômica.
“Somos navegantinos. Investimos aqui, acreditamos nas pessoas daqui e temos convicção de que o sucesso da Portonave só é completo com o desenvolvimento socioeconômico de Navegantes. Para isso, além da geração de emprego e renda, também desenvolvemos projetos sociais que buscam melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade”, sustenta Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo.
Engajamento
O fato de ser uma empresa nova ajuda na manutenção do sentimento de pertencimento. Muitos colaboradores viram o primeiro navio atracar no Terminal, em outubro de 2007. E a empresa faz questão de reconhecer a dedicação e o comprometimento dos funcionários. “Todo ano, no mês de outubro, os colaboradores que completam cinco anos de casa têm o trabalho reconhecido. Este ano o coquetel de comemoração teve 144 homenageados”, enfatiza Castilho.
“As pessoas saem daqui no fim do dia com a certeza de que seu trabalho tem um sentido especial, que elas são importantes para essa estrutura enorme. Temos tecnologia e bons equipamentos, mas se não tivéssemos excelentes profissionais de nada isto adiantaria”, complementa o diretor-superintendente operacional, Renê Duarte.
Entre os projetos da Portonave que romperam as paredes do prédio administrativo da companhia, no Bairro São Domingos, em Navegantes, está o de reciclagem de lixo. Como a cidade não tem coleta seletiva, a Portonave instalou diversas centrais de recebimento de resíduos recicláveis e perigosos em Navegantes. O Terminal mantém convênios com empresas de reciclagem e destinação final adequada dos resíduos perigosos. Desde o início do projeto, em 2011, mais de 47 mil quilos de resíduos foram destinados à reciclagem.
O Terminal também atua fortemente na área social. Entre os programas apoiados pela Portonave está o Contém Cultura, um espaço para aulas gratuitas de dança, canto coral, artes visuais, teatro e ações de incentivo à leitura que registrou mais de 30 mil atendimentos em quase três anos. Outra ação voltada para a educação e cidadania é o Projeto Onda: Por um mundo melhor, com aulas semanais para alunos da rede pública entre 6 e 10 anos sobre temas do cotidiano, como respeito e honestidade. São mais de 40 colaboradores voluntários que participam do projeto.
Todas essas ações são narradas com orgulho pelos funcionários. A advogada Gabriela Jatobá é uma das pessoas que ainda lembra do empenho e dedicação dos funcionários que se uniram para ajudar os moradores das casas atingidas pela enchente que castigou a região em 2008. “Os colaboradores foram até as casas mais atingidas pelas águas para carregar móveis e tentar salvar tudo o que podiam dos colegas”, recorda.
As certificações também são citadas com orgulho. A Portonave foi o primeiro Terminal Portuário brasileiro que recebeu o ISPS Code, código internacional de segurança em instalações portuárias e embarcações. A empresa conta ainda com a ISO 9001 e 14001.
Fonte: Portonave