23 de abril de 2015
Postado por: admin
A demanda por crédito cresceu 6,7% em março na comparação com o mês imediatamente anterior, de acordo com os dados divulgados na quarta-feira, dia 22, pela Serasa Experian. Já em relação a março de 2014, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 18,1%. No primeiro trimestre do ano, a procura avançou 9,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta em março foi impactada pelo feriado do carnaval que, neste ano caiu em fevereiro (em 2014 havia caído em março). Assim, foram 22 dias úteis em março contra 18 em fevereiro e 19 em março de 2014. Fazendo o ajuste por dias úteis, teríamos tido recuo de 12,7% na demanda das empresas por crédito na comparação março/15 x fevereiro/15 e elevação de 2,0% na relação março/15 x março/14.
Mesmo assim, o primeiro trimestre deste ano exibiu alta de 9,7% na demanda das empresas por crédito, dando-se mais intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes. Isto pode significar, segundo a Serasa Experian, que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dado o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estariam buscando outras fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil, por exemplo.
A alta da demanda por crédito em março deveu-se ao comportamento registrado pelas micro e pequenas empresas, as quais demandaram 7,4% mais crédito em relação a fevereiro. Já nas médias e grandes empresas, as buscas por crédito no terceiro mês do ano recuaram 4,8% e 6,1%, respectivamente, comparativamente ao mês de fevereiro.
No acumulado do primeiro trimestre de 2015, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 11,2%. Nas médias empresas o recuo interanual no primeiro trimestre foi de 12,0% ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 4,8%.
Todos os setores econômicos registraram elevação na demanda por crédito em março. A maior alta ocorreu no setor de serviços, com crescimento de 8,5% frente a fevereiro. No comércio a elevação foi de 5,7% ao passo que no setor industrial o crescimento em março perante fevereiro foi de 3,7%.
Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o setor de serviços exibiu a maior elevação na demanda por crédito: 12,2% frente ao mesmo período do ano passado. No setor comercial a alta foi de 11,9% ao passo que na indústria houve retração interanual de 6,6% na demanda empresarial por crédito nos primeiros três meses de 2015.
Já entre as regiões, a demanda cresceu mais acentuadamente na região Centro-Oeste, com expansão de 12,4%, seguida pelas altas de 8,6% e de 6,4% ocorridas no Sul e no Nordeste, respectivamente. No Norte e no Sudeste, as expansões mensais em março/15 contra fevereiro foram de idênticos 4,8%.
Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito neste primeiro trimestre de 2015 foi maior na região Sul, a qual exibiu elevação de 12,0% perante o acumulado dos primeiros três meses de 2014. No Centro-Oeste a alta foi de 10,4%, no Norte de 9,4%, no Nordeste de 8,6% e, por fim, de 7,6% na região Sudeste.
Fonte: Serasa