Início » Notícias » Facisc apresenta modelo alemão de desenvolvimento sustentável para prefeitos e empresários de SC

Facisc apresenta modelo alemão de desenvolvimento sustentável para prefeitos e empresários de SC

30 de abril de 2015
Postado por: admin

Retornou esta semana da Alemanha o grupo de empresários, prefeitos e presidentes das câmaras de veradores das cidades de Iporã do Oeste, Quilombo, Cunha Porã e Seara que participaram do Seminário Internacional do Programa de Desenvolvimento Local – DEL, promovido pela FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) na Alemanha.

Durante nove dias os quatro prefeitos das cidades Iporã do Oeste, Seara, Quilombo e Cunha Porã, e empresários dessas cidades conheceram de perto o modelo alemão que influenciou a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico (DEL), realizado em Santa Catarina pela Federação. Também participam da missão secretários de desenvolvimento, presidentes de associações dos municípios, empresários de Getúlio Vargas (RS) e o diretor financeiro, Doreni Caramori Junior.

Em todos os programas e modelos conhecidos pelos empresários e prefeitos catarinenses durante a viagem à Alemanha, o cidadão está no centro do sistema. As instituições apresentaram políticas de apoio às empresas, visando a geração de emprego e renda e, assim, proporcionando qualidade de vida para a sociedade. Além disso, também há uma grande valorização da formação profissional, isto claramente observado também na qualidade dos materiais e serviços prestados. “Em todas os organismos visitados vimos que há compromisso de todos com o meio em que vivem”, destacou o diretor da FACISC, Doreni Caramori.

As altas taxas de mortalidade de empresas alemãs foram justificadas pelos desafios da competição em um ambiente onde grandes empresas já estão consolidadas. A inversão da base da pirâmide, com mais idosos e poucos jovens, foi outro grande desafio apresentado aos brasileiros, pois reduz a produção de riqueza e aumenta a necessidade de sustento desta população.
Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC, e responsável pela implantação do DEL em Santa Catarina, a visita in loco às iniciativas alemãs foram decisivas para a tomada de decisão dos prefeitos e empresários para implantar o Programa DEL com ajuda da FACISC. “Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas”, destacou o diretor.

Roteiro de visitas
Na visita à cidade, os participantes conheceram o processo de reestruturação total da economia local que transformou uma cidade industrial em uma cidade prestadora de serviços. Os representantes também conheceram a Câmara de Artes e Ofícios de Essen que conta com 27 Núcleos Setoriais e 11 oficinas de profissionalização de núcleos setoriais. Ainda em Essen, o grupo conheceu a Agência de Desenvolvimento do Município de Essen para conhecer políticas e projetos de atração de investimentos e combate à pobreza por meio da geração de emprego e renda.

Outra organização visitada pelo grupo foi o Consenso de Essen que tem como objetivo principal o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para o município. Também foi visitada a FOM – Escola de negócios que trabalha com a educação complementar em gestão e economia e são líderes nos cursos MBA na Alemanha. Também visitada, a Cooperativa de Crédito Genobank possui 40 mil clientes e 20 mil cooperados, sendo o banco mais participativo na cidade, e o segundo banco com mais filiais em Essen.

Na visita a Câmara de Artes e Ofícios de Düsseldorf em Oberhausen, os representantes conheceram os programas de fomento para energias alternativas. Também foi visitada a Secretaria do Trabalho, que tem o objetivo de promover a integração de desempregados ao mercado de trabalho e há um trabalho muito forte também quanto ao monitoramento de mercado, buscando novos empregos e identificando empregos em extinção, e assistência para que as empresas encontrem os profissionais que lhes faltam.
Ao conhecer o Centro de feiras e eventos de Essen, um dos líderes mundiais no segmento, os participantes da missão conheceram números da atividade que gera 230 mil empregos. Na visita à Agência de Desenvolvimento de Essen conheceram a instituição que é formada com 50% de participação da prefeitura, e 50% da Associação para o Desenvolvimento do Município.

Na visita à incubadora “Triple Z” que hoje conta com hoje com 41mil ações, 1.500 acionistas, boa parte empresas, os catarinenses toda a estrutura da organização. Na Câmara de Indústria e Comércio de Mülheim, Oberhausen e Essen conheceram os serviços de consultoria empresarial e outros oferecidos às empresas.

Próximos passos
Agora os municípios partirão para a parte prática que inclui a formação dos conselhos desenvolvimentos, câmaras técnicas e a secretaria, sempre priorizando a parceria entre o poder público e o privado, a adesão de voluntários e a vontade de ver o município se desenvolver.

Para o presidente da Associação Empresarial de Iporã do Oeste – ACIIO, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. “É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo”.

O prefeito Ilton Pedro Vogt, também vê o programa como uma alternativa de desenvolvimento para a cidade. “O Plano de Desenvolvimento Local – DEL, é o planejamento iluminando nosso caminhar. A soma dos esforços das lideranças de diversas entidades sociais, transformará a expectativa em possibilidades, os desafios em realidades, as fraquezas em potencialidades. É Iporã do Oeste na rota do desenvolvimento futuro”.

Para reunir todos os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantarão o programa e nos que já implantaram como Fraiburgo e Itá, nos dias 14 e 15 de maio, a FACISC realizará em Fraiburgo o 1o Fórum Anual do DEL. A meta da Facisc é chegar a 20 municípios até final de 2015.

O Programa
O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Através do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico.
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.

A intenção da Federação é multiplicar o programa. Até o final de 2015 a entidade pretende chegar a 20 cidades de Santa Catarina. “Desejamos intensificar e dar mais abrangência nos municípios que já participam. Evoluir para novos modelos do programa. Isso será buscado com a missão. Queremos implantar o primeiro ciclo para a sociedade civil e avançar no segundo ciclo trazendo novas ferramentas”, detalhou Doreni.

Categoria: Notícias