Início » Notícias » Fuman lança cartilha sobre o Parque Natural Municipal de Navegantes

Fuman lança cartilha sobre o Parque Natural Municipal de Navegantes

24 de junho de 2014
Postado por: admin

A cartilha apresenta o parque ambiental e mostra um pouco da fauna e da flora existente no local, que um dia serviu como área de mineração para construção dos molhes.

Navegantes – A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN – está lançando uma cartilha totalmente ilustrada, apresentando o recém-criado Parque Natural Municipal de Navegantes, uma unidade de conservação ambiental com 410 mil metros quadrados, o equivalente a 40 campos de futebol, instalada no bairro Pedreiras, local onde por volta de 1912 funcionava uma área de mineração.

De acordo com o superintendente da FUMAN, Paulo Celso Mafra, a publicação conta com 24 páginas totalmente ilustradas e coloridas e tem por objetivo mostrar o que é uma unidade de conservação ambiental, apresentando toda a sua biodiversidade. “Antigamente parte desta área foi explorada comercialmente com a extração de argila e rochas, que foram utilizadas para a construção dos molhes de acesso ao porto. Agora está protegida por Lei. 90% da área do parque é coberta por mata atlântica em estágio médio e avançado. Os pontos degradados serão recuperados com vegetação nativa local para preservação da fauna e flora. O espaço também servirá para pesquisas, aulas de educação ambiental, lazer da população, ecoturismo e turismo religioso, pois serão criadas trilhas, passarelas, mirante e atividades esportivas como arvorismo e rapel”, enfatiza o superintendente.

O Parque Ambiental
O Parque está localizado na Rua Onório Bortolatto, no bairro Pedreiras e a expectativa é que até 2016 chegue a possuir uma área de 1 milhão de metros quadrados (equivalente a 100 campos de futebol). Tem como função a proteção de área de excepcional beleza e valor científico; a preservação de exemplares raros, ameaçados de extinção; a garantia da integridade dos ecossistemas locais existentes;
a recuperação e a proteção dos remanescentes dos ecossistemas de Mata Atlântica; o desenvolvimento de atividades que valorizem os ecossistemas da região; a criação de área de lazer compatível com a preservação dos ecossistemas locais; a promoção da educação ambiental e do turismo ecológico, de aventura e religioso; e a ampliação do patrimônio ambiental público do município.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980
Secretário de Comunicação: Arilson Moraes

Categoria: Notícias