1 de junho de 2016
Postado por: admin
Estudo segue diretrizes de modelo internacional para relatar aspectos econômicos, sociais e ambientais do Terminal
A Portonave está lançando o seu Relatório de Sustentabilidade 2015. O objetivo é apresentar à sociedade o desempenho em relação a aspectos econômicos, sociais e ambientais da Companhia no ano passado. Este é o nono relatório da empresa e o terceiro elaborado de acordo com a quarta geração de diretrizes (G4) da GRI – Global Reporting Initiative – organização internacional que publica diretrizes para o relato de desempenho da sustentabilidade, garantindo a comparabilidade entre empresas de diferentes portes e setores de atuação.
O relatório é uma ferramenta para apresentar a sociedade o que de mais representativo a Portonave realizou durante o ano de referência. Além de enviar o relatório impresso para seus públicos de relacionamento, O Terminal promoveu um Café com Autoridades de Navegantes e outro com a Imprensa da região para apresentar os números do Relatório e analisar o desempenho da empresa.
Relatório reconhecido internacionalmente
A Portonave foi o único representante da América Latina no WG 174 “Sustainability Reporting for Ports” – na tradução livre, Seminário sobre Relatório de Sustentabilidade de Portos, que aconteceu em Portugal entre os dias 21 e 23 de março, organizado pela Associação Mundial para Infraestrutura de Transportes Aquaviários (IAPH/PIANC). Entre os participantes estavam o Porto de Los Angeles (EUA), o de Antuérpia (Europa), o de Roterdã e Amsterdã (Holanda) e o Porto de Ferrol (Espanha).
O convite foi feito ao Terminal devido à qualidade dos Relatórios de Sustentabilidade da Portonave, às boas práticas desenvolvidas pela empresa, o contexto que a Portonave está inserida e a sua relação com a comunidade a sua volta.
O Terminal publica Relatórios de Sustentabilidade com periodicidade anual desde 2008 e o conteúdo integral está disponível no site da Portonave ou diretamente no link: http://sustentabilidade2015.portonave.com.br/
Entenda a metodologia GRI
A Global Reporting Initiative (GRI) elaborou uma metodologia para desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade: a G4. Atualmente é a mais utilizada por organizações do mundo todo. A G4 orienta as empresas a identificarem quais são os principais assuntos relacionados à sua atividade/modelo de negócio. Um mapeamento construído a partir da consulta aos principais públicos da organização. Com isso, é possível olhar para o detalhe das operações, avaliando o que a organização faz e como faz para alcançar objetivos, enfrentar desafios e conquistar resultados, olhando principalmente para a geração de valor econômico, social e ambiental (a sustentabilidade).
Fonte: Portonave