25 de agosto de 2016
Postado por: admin
Osmari de Castilho Ribas*
A cidade de Navegantes, com muita disposição, tem dado passos importantes para se desenvolver de forma sustentável. A atividade econômica é crescente e tem ainda muito potencial. A comunidade tem apoiado e trabalhado intensamente por uma cidade cada vez mais dinâmica e eficiente. É essencial reforçar o compromisso, garantir o apoio de todas as entidades na busca de melhorias e o efeito econômico positivo de longo prazo.
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros, aponta Navegantes no índice geração de emprego e renda como o 1º em SC e o 3º no país. Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) mais do que dobrou nos últimos 5 anos analisados e a receita saiu de R$ 44,81 milhões em 2007 para R$ 210,71 milhões em 2015. Indicadores que confirmam o crescimento acentuado de um município ágil, otimista e cheio de confiança no futuro. O diálogo e o esforço entre comunidade, setor público e privado nos manterão na rota do desenvolvimento. Assim, poderemos desenvolver políticas sociais de qualidade, que inovem, capazes de melhorar de forma rápida e eficiente as condições do nosso lugar.
A história de Navegantes, caracterizada por muito empenho, ajudou a orientar o crescimento, criou condições para gerar riqueza no presente e chegar até aqui. Precisamos ainda melhorar, e muito, a infraestrutura urbana, buscar formas eficientes de gestão, reinventar, remover os obstáculos do caminho. Será preciso motivar empreendedores locais e atrair novas empresas. O desenvolvimento precisa ser estimulado. Podemos avançar fortes, determinados, focados e, de forma abrangente cultivar nossos valores e a rica diversidade cultural.
O importante, ao final, é continuarmos sonhando e acreditando na força da transformação, que é possível construir uma cidade com desenvolvimento sustentável e competitiva. E, neste ambiente de rápida urbanização e crescimento populacional, todos possamos ajudar a escrever uma história de sucesso.
Parabéns, Navegantes pelos seus 54 anos.
*Osmari de Castilho Ribas é diretor-superintendente Administrativo da Portonave – Terminais Portuários de Navegantes – desde 2001.
*
Vice-presidente da Acin para Assuntos do Porto e Comércio Exterior – Gestão 2015/2016.