25 de julho de 2017
Postado por: Alexandre Batista
A superintendência do Terminal de Cargas do Aeroporto de Navegantes (Teca) comemora resultado histórico no primeiro semestre do ano. Com exceção do mês de fevereiro, que teve um aumento mais discreto, de 6,7%, nos demais o crescimento superou 50% em relação ao ano passado.Em junho, a receita sumiu 131% _ resultado que só não é melhor do que o mês de janeiro, quando a movimentação triplicou.
A maior parte das cargas operadas pelo Teca Navegantes são da indústria farmacêutica e médica, com alto valor agregado. Nos últimos meses, a baixa do dólar favoreceu as importações e impactou os resultados. Mas o superintendente, Luciano Segura, diz que o terminal também aumentou a eficiência na liberação das cargas, o que atraiu novos importadores.
Os bons resultados devem embasar um novo edital para privatização e ampliação do Teca Navegantes. A primeira licitação, em junho, terminou deserta.
Ampliação
O impacto da movimentação de comércio exterior atinge toda a região de Navegantes e Itajaí através de empresas de logística e especializadas na papelada necessária para fazer negócios com outros países.
Diante dos bons resultados, é inevitável pensar que salto poderemos dar quando a nova pista estiver pronta, e recebendo os grandes aviões cargueiros que hoje o Estado não recebe. Há demanda _ basta espaço para decolar.
Notícia publicada no DC do dia 21/07/2017.