30 de agosto de 2011
Postado por: admin
O diretor-superintendente administrativo da Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, Osmari de Castilho Ribas, participou do II Congresso Nacional de Conselheiros de CAPS – CONCCAP, que reuniu representantes dos Conselhos de Autoridades Portuárias (CAPs) de todos os portos brasileiros. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de agosto, em Itajaí, e também teve a participação do ministro dos Portos, Leônidas Cristino.
Castilho fez uma apresentação sobre a modernização da gestão portuária e destacou a importância de fomentar um debate democrático.
“No evento foram abordadas questões fundamentais sobre o setor portuário do Brasil. O país investe menos de 2% das receitas em infraestrutura, onde se encaixa a portuária, enquanto a China investe 8%, a diferença é muito grande. A Portonave faz parte do segundo maior Complexo Portuário movimentador de contêineres do país, mas é preciso investir em novas tecnologias e estar em constante modernização”, afirma Castilho.
Temas como a independência dos CAPs, relacionamento com as administrações portuárias e com o OGMO, atuação e responsabilidade dos conselheiros também foram abordados em outras palestras e painéis. O encontro ocorreu no Campus I da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Texto: Patricia Zomer