Início » Notícias » Política, Inovação e Programa Empreender são temas do último dia do Congresso da FACISC

Política, Inovação e Programa Empreender são temas do último dia do Congresso da FACISC

28 de outubro de 2011
Postado por: admin

O segundo dia do Congresso Empresarial da FACISC, realizado no dia 28 de outubro; na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis, foi marcado pelo painel “O papel da sociedade no Processo Político”; e por demais palestras com temas ligados à inovação e aos 20 anos do Programa Empreender.

Política
Mediado pelo jornalista Paulo Alceu, o painel “O papel da sociedade no Processo Político” foi um dos pontos mais relevantes do congresso. Com participação da vice-presidente de marketing da Facisc, Christiane Hufenussler; do diretor executivo do Portal Transparência Brasil, Cláudio Abramo; e do promotor de Santa Catarina e idealizador do projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, Affonso Guizzo Neto; o painel abordou questões políticas na esfera municipal, estadual e federal. Christiane Hufenussler ressaltou da importância do engajamento das associações empresariais diante do Projeto Voz Única, chegando a sugerir uma vice-presidência de Transparência dentro das entidades. Cláudio Abramo foi enfático na sua exposição quando falou do modelo de política do Brasil. Segundo ele, quem está no poder compra os partidos políticos e acaba não representando a sociedade, o que acaba por resultar em uma corrupção generalizada. Já Affonso Guizzo Neto apontou para uma tomada de consciência, onde todos têm uma meia culpa diante das questões que envolvem a corrupção. Para ele, os pequenos detalhes podem fazer a diferença na organização de uma sociedade mais participativa e fiscalizadora. Affonso Guizzo Neto citou ainda iniciativas da sociedade, que conseguiram engajar inúmeros participantes na busca de melhores alternativas diante de questões políticas, como o projeto Ficha Limpa, e os Observatórios Sociais espalhados por todo o país.

Inovação
O gestor de relações Institucionais em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para Embraco e Whirlpool Latin America, e vice-presidente da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, Guilherme Marco de Lima concentrou sua palestra no tema “Inovação e a comoditização da diferenciação”. Guilherme destacou que a inovação é o pilar fundamental da competitividade e do desenvolvimento econômico de uma nação. O palestrante apresentou dados da PINTEC 2008 (Pesquisa de Inovação Tecnológica do IBGE), onde o Brasil apresenta a marca de 38,6% de empresas que inovaram na última década; sendo que, em Santa Catarina apenas 1% das organizações conseguiram apresentar algum tipo de inovação à nível nacional. Para Guilherme, esse número é muito baixo se lembrarmos que Santa Catarina possui um ambiente propício para inovação, com universidades de ponta, pólos tecnológicos e empresas com grande potencial.

Empreender
A exposição do Case da ACIJ – Associação Empresarial de Joinville com Diogo Haron, diretor executivo da entidade; e a apresentação de Marlete Tamasia, coordenadora dos Núcleos Setoriais e Gestão Compartilhada ACIJ levaram ao público do congresso um pouco da história da associação que participou do nascimento do Programa Empreender de Santa Catarina.
Por se tratar do maior pólo industrial do estado, Joinville conseguiu através de sua associação empresarial e demais entidades parceiras, alcançar um nível elevado em termos de associativismo empresarial. Mas ser o maior pólo industrial não resume o sucesso da Acij diante do Empreender. O investimento em diferentes esferas da sociedade; as parcerias com inúmeras instituições (dentre elas a Facisc e o Sebrae), a organização de diversos projetos, e o profissionalismo com que a associação vem tratando seus associados resultaram em uma fórmula de sucesso a ser seguida por outras entidades que compõem o Sistema FACISC.
Na apresentação do diretor executivo da ACIJ foi possível notar que o Programa Empreender, que completa 20 anos no dia 20 de novembro de 2011, se mistura à história da ACIJ e fortalece ainda mais a essência da entidade, o associativismo.

Categoria: Notícias