24 de novembro de 2011
Postado por: admin
Santa Catarina, nos últimos anos, vem sofrendo com a crise mundial e tragédias climáticas. Isso ajudou para que o Estado tivesse um resultado negativo na participação do Produto Interno Bruto (PIB), caindo de 6º para 8º no Ranking Nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O acúmulo de riqueza produzida por Santa Catarina entre 2008 e 2009 foi de R$ 129,8 bilhões, ou de 4% da economia contra 4,1% nos outros anos.
Mesmo assim o estado não perdeu sua importância no cenário econômico nacional, se mantendo ainda entre os maiores PIBs do País.
Líder
O Distrito Federal teve o maior PIB registrado entre 2008 e 2009 com um crescimento de 4,1% ano, que fez o distrito federal subir da 8ª posição para á 7ª passando Santa
Catarina.
O Centro-oeste e o Nordeste tiveram o maior desempenho de todas as regiões. Todos os estados da região centro-oeste tiveram um crescimento em volume como, por exemplo, o Mato Grosso que teve um aumento de 0,4% anual no seu PIB.
Quedas
Já a região sul e sudeste teve as maiores quedas nacional -0,6% e -1,0% respectivamente. Isso decorreu por causa das transformações e também por causa do baixo desempenho agropecuário na maioria dos estados.
O destaque foi na região Sudeste foi o Rio de Janeiro que teve um crescimento de 2%. Na região sul, Rio Grande do Sul e Paraná mantiveram as suas posições no ranking 4º e 5º respectivamente.
Fonte: Portal Economia SC