29 de fevereiro de 2012
Postado por: admin
A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes conquistou, pela segunda vez, o Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, com o projeto Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento Sustentável na categoria Gestão Ambiental. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 28.
O Troféu Onda Verde será entregue à empresa no Fórum de Gestão Sustentável 2012, que será realizado em setembro, em Florianópolis. A Portonave possui uma equipe multidisciplinar própria, com técnicos e engenheiros ambientais e profissionais de segurança atuando juntos. “A integração permite a realização de programas ambientais que minimizam os impactos locais da presença de um empreendimento do porte de um terminal portuário e contribuem para a comunidade. É importante salientar a cooperação dos colaboradores para os temas ambientais, como a coleta seletiva, o cuidado com o uso da água e de energia elétrica. Essa conquista mostra que para nós o respeito ao meio ambiente é um compromisso.”, sustenta o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Entre os principais aspectos do projeto está a economia de água alcançada por meio da reutilização na área de lavação, que ocasionou redução significativa do consumo de água potável. Metas estipuladas para 2010 foram superadas, como a de consumo de água, que apontava para o máximo de 13 litros diários por pessoa que acessa a empresa, sendo que o resultado atingido foi de 10,86 litros. A reciclagem de resíduos gerados também ultrapassou a meta em 8,4%, e a instalação dos Ecopontos no município, por iniciativa da Portonave, em que se esperava uma coleta mínima de uma tonelada, acabou somando 1.571 Kg coletados.
Em 2011, o Terminal Portuário recebeu o certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em 2010, conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia pelo compromisso com o meio ambiente e o título de Empresa Cidadã da ADBV. A Portonave também ganhou o Prêmio Fritz Müller 2009 e 2007 – pelo monitoramento de qualidade da água e gestão ambiental – e o prêmio Ser Humano da ABRH/SC em 2009.
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado após a Conferência da ONU para o Meio Ambiente, a Rio 92. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, o Prêmio soma 1793 cases inscritos em todas as edições.
Fonte: Imprensa Portonave