19 de março de 2012
Postado por: admin
O aumento da inadimplência entre os consumidores brasileiros está refletindo diretamente na oferta de crédito, principalmente das redes varejistas que emprestam dinheiro direto aos clientes. Atualmente um consumidor com renda para abrir um crediário de R$ 3 mil em uma loja de material de construção não consegue obter mais do que R$ 900 emprestado. Há alguns meses, ele conseguia quase três vezes esse valor. A redução se deve ao maior rigor das instituições bancárias, parceiras dos lojistas, na hora de conceder o financiamento.
Uma das alternativas encontradas pelo varejo para driblar a restrição e não perder vendas é parcelar as compras em até dez vezes sem juros nos cartões de crédito. Se de um lado algumas empresas têm dificuldades com o novo cenário, outras, que financiam as próprias vendas, conseguem tirar vantagem do aperto enfrentado por suas concorrentes. É o caso da Salfer, varejista de eletroeletrônicos do Sul do país, que tem conquistado clientes pela facilidade na hora de financiar. Com informações do jornal Brasil Econômico.