4 de julho de 2012
Postado por: admin
O Brasil é o país que tem a maior carga tributária entre todos os integrantes do Brics – grupo de países emergentes que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul – cobrando percentualmente quase o triplo do que a Índia recolhe, em relação ao PIB. Não bastasse, a voracidade brasileira é superior a de todos os seus vizinhos da América Latina e à da maioria dos países ricos, que têm uma estrutura de bem-estar social muito superior à nossa.
No ano passado, o governo brasileiro recolheu US$ 704 bilhões em impostos, o equivalente a 34% do PIB. Na Índia, a carga tributária corresponde a 12% do Produto Interno Bruto. Na Rússia e na China – com percentuais superiores ao da Índia, mas inferiores ao do Brasil – os impostos representaram 19 e 24% do PIB, respectivamente.
Na comparação com países fora do Brics, a carga tributária brasileira é superior à do México (10%) e dos Estados Unidos (24%). De uma lista de 23 países elaborada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Brasil só cobra menos impostos do que França (44%), Itália (43%), Alemanha (43%) e Holanda (38%). Para o diretor técnico da UHY Moreira-Auditores, Diego Moreira, os impostos reduzem a competividade das exportações e prejudicam as indústrias locais no mercado doméstico, por causa da concorrência com produtos importados.