2 de setembro de 2022
Postado por: Alexandre Batista
A primeira semana de entrega das cartilhas do Voz Única aos candidatos às eleições foi considerada um sucesso pelo presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. Foram realizados quatro eventos nas regionais Planalto Norte, Norte, Vale e Alto Vale nos dias 30 e 31/8. “Conseguimos passar a mensagem da importância do trabalho realizado pelas associações empresariais e pela Facisc aos futuros representantes de cada região. São pleitos de cada região e de cada cidade que mostram o que precisamos, na visão do setor produtivo, para Santa Catarina prosperar”, destaca.
Alves destaca que o Voz Única é uma plataforma de diálogo que começou a ser construída entre as associações e os empresários nos municípios. Depois ele passa a ser um instrumento que norteia e ajuda os candidatos na construção dos seus planos de governo. E por fim, ela passa a integrar as ações dos eleitos. “É um trabalho feito por muitas mãos e com o intuito de contribuir e ajudar os futuros governantes”.
Os primeiros encontros contaram com 90 candidatos e mais de 260 pessoas presentes nas cidades de Mafra, Joinville, Blumenau e Rio do Sul. Em Blumenau os candidatos ao cargo de governador, Carlos Moisés e Jorginho Melo, e o candidato a vice-governador Dalírio Beber, participaram do evento.
O jornalista político, Upiara Boschi, comparou o Voz Única a uma bússola para as campanhas eleitorais. “Poucas bússolas são tão precisas como esta”.
Planalto Norte
O evento realizado em Mafra, na sede da Associação Empresarial reuniu os presidentes de ACIs das cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis e Porto União, e contou com a presença de 16 candidatos a deputado estadual e federal da região.
Vice-presidente para a regional Planalto Norte, Antônio Tiburske, apresentou aos candidatos as prioridades regionais elencadas pelos representantes empresariais. “Estamos abandonados e hoje estamos tendo a oportunidade de falar de política no Planalto Norte. Exportamos mais que 10 estados brasileiros e temos a maior balança comercial do estado. Somos ao todo oito associações que representam aproximadamente 2 mil empresas. Temos representatividade. O Planalto Norte precisa de vocês e hoje temos o potencial de mudar a história. Mas para isso precisamos do compromisso de vocês. Pois é para o empresário que trabalhamos e queremos desenvolvimento, transparência e união”, declarou.
Norte
O evento do Norte catarinense aconteceu na Associação Empresarial de Joinville e reuniu 25 candidatos da região e quase 100 pessoas presentes no evento. Os pleitos das cidades de Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul e Schroeder foram entregues aos candidatos a deputado estadual e federal. O Vice-presidente da Facisc para a regional Norte, Alcidir Boaretto, apresentou aos candidatos as prioridades regionais elencadas pelos representantes empresariais. “Precisamos do compromisso dos nossos candidatos, para termos nossas demandas atendidas junto dos governos, como por exemplo, a duplicação da BR 280”.
Vale do Itajaí
O Vale do Itajaí recebeu 36 candidatos e mais de 70 pessoas na sede da Associação empresarial de Blumenau. O vice-presidente regional Vale do Itajaí, Rinaldo Araújo, destacou que cada pleito se refere a uma dor da classe empresarial, que de alguma forma se reflete na população. A Regional Vale do Itajaí da Facisc é composta pelos municípios de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Itajaí, Navegantes, Penha, Pomerode e Timbó. Entre as 65 demandas levantadas na região, foram escolhidas cinco para fazer parte do documento Voz Única.
Alto Vale
A semana encerrou com o evento na sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs) que reuniu 13 candidatos e cerca de 50 participantes. A regional Alto Vale da Facisc é composta pelos municípios de Agrolândia, Ibirama, Ituporanga, Leoberto Leal, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Salete, Taió e Trombudo Central.
O Vice-presidente para a regional Alto Vale, Maicon Luiz, apresentou as demandas da região. “O Alto Vale merece e precisa ter mais representatividade para que tenhamos quem nos escute e saiba o que é melhor para a região”, destacou.
Os próximos eventos acontecerão nas seguintes cidades:
5/9 – 16h – Tubarão – Regional Sul – na ACIT – Associação Empresarial de Tubarão
15/9 – 9h – Criciúma – Regional Extremo Sul – na ACIC – Associação Comercial de Criciúma
16/9 – 9h – Florianópolis – Regional Grande Florianópolis – Sede FACISC
19/9 – 19h – Lages – Regional Serra Catarinense – na ACIL – Associação Empresarial de Lages
20/9 – 19h – Caçador – Regional Meio Oeste – na ACIC – Associação Empresaril de Caçador
21/9 – 19h – Regional Oeste – Chapecó – na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó
22/9 – 19h – Regional Extremo Oeste – na ACISMO – Associação Empresarial de São Miguel do Oeste
Veja AQUI as fotos do evento de cada regional.