30 de abril de 2013
Postado por: admin
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013 será liberado no dia 17 de junho. Serão sete lotes regulares ao todo. O último com previsão para o dia 16 de dezembro. As datas de liberação dos lotes foram publicadas hoje, dia 30, no Diário Oficial da União. Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extrato no site da Receita para ver por que caiu na malha fina.
Hoje, às 23h59min59s, no horário de Brasília, termina o prazo para a entrega da Declaração do IRPF 2013, ano-base 2012. A expectativa da Receita Federal é que as declarações superem 26 milhões, um recorde em relação aos anos anteriores. Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.
A Receita publicou um passo a passo na internet com os procedimentos para a entrega da declaração. Está disponível ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento.
Além da internet, a declaração poderá ser entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, durante o horário de funcionamento das agências. Quem entregar depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou de 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor. (Agência Brasil)
Calendário de liberação dos lotes de restituição:
Primeiro lote 17 de junho
Segundo lote 15 de julho
Terceiro lote 15 de agosto
Quarto lote 16 de setembro
Quinto lote 15 de outubro
Sexto lote 18 de novembro
Sétimo lote 16 de dezembro
Fonte: Economia SC