22 de agosto de 2011
Postado por: admin
A Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, com o seu programa Embarque no Saber, realiza uma apresentação no próximo dia 24, às 19h, no auditório da empresa. O tema da apresentação será a vida e obra do poeta Vicente Cechelero (1950-2000), o catarinense cujo livro mais famoso é Só a Matéria do Mundo (1996). O poeta também está sendo homenageado pelo Concurso Estadual de Poesia Portonave.
“Vicente Cecheleto era um poeta angustiado com o mundo e com o tempo. Sua poesia testava a sociedade”, explica Cristiano Moreira, coordenador de projetos do Instituto Caracol, parceiro da Portonave nessa apresentação.
O Embarque no Saber faz parte do programa de Responsabilidade Social da empresa, o Portonave de Todos, que tem como objetivo propiciar um momento de intercâmbio de informações sobre temas diversos para a comunidade. O Portonave de Todos atua focado em quatro ícones: cultura, educação e desenvolvimento, preservação ambiental, saúde e esporte.
“Esperamos um auditório cheio para esta apresentação, pois é uma oportunidade para os navegantinos conhecerem um pouco mais da vida e obra de um grande poeta que viveu na cidade. É um projeto cultural e uma boa forma de nos aproximarmos da sociedade. Os encontros do Embarque no Saber começaram a ser realizados em 2008 e cerca de 600 pessoas já participaram das palestras”, afirma o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Para participar do evento é preciso fazer inscrição enviando nome completo, RG e CPF para o e-mail embarquenosaber@portonave.com.br e no dia da palestra cada participante deverá doar um kit de material escolar.
Sobre o Poeta:
O poeta catarinense Vicente Cechelero nasceu em Ascurra. Era crítico literário, morou na Espanha, onde se especializou em filologia e língua espanhola. Recebeu o prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras, em 1993, pela obra Só Matéria do Mundo. O poeta faleceu em 2000 e foi sepultado em Navegantes.
Sobre o Palestrante:
O palestrante Cristiano Moreira é crítico e mestre em literatura. Também possui livros de poesia publicados, entre eles: O Calafate Míope, Rebojo e A Infância do Pife.