Início » Notícias » FIESC lança perfil da economia catarinense

FIESC lança perfil da economia catarinense

25 de setembro de 2011
Postado por: admin

A Federação das Indústrias (FIESC) lançou na última sexta-feira (23) um retrato do comportamento da economia catarinense em 2010. Intitulado Santa Catarina em Dados, o estudo contempla estatísticas de comportamento industrial, comércio internacional, infraestrutura e transporte, população e dados regionais. Entre os destaques dessa edição está a geração de empregos formais do setor industrial, que registrou a marca de 736 mil trabalhadores. O estado também teve o segundo maior crescimento de arrecadação de tributos federais entre os estados do país, com alta de 33,5% em relação a 2009.

Santa Catarina tem o sexto maior PIB do país, que somou R$ 123,3 bilhões em 2008 (último dado disponível). A indústria foi responsável por 34,4% do valor. Em relação às vendas reais, o setor registrou crescimento de 3,4% em 2010, mas ficou bem abaixo da média brasileira, que foi de 9,9%. O estado superou o índice nacional na capacidade instalada, que ficou em 85,8%, valor 3,45 pontos percentuais maior que o registrado pelo Brasil.

Na exportação, o estado manteve o 10º lugar. Os embarques cresceram 18% e atingiram US$ 7,58 bilhões. No entanto, o aumento médio do Brasil foi de 32%, influenciado pelo preço das commodities. No período, houve declínio no número de empresas exportadoras. Em 2010 foram 1.402 companhias que venderam ao mercado internacional, 58 a menos que em 2009.

Em relação aos embarques para os blocos econômicos, as maiores altas foram nas vendas para o Nafta (29,8%), Mercosul (29,2%) e União Europeia (14,5%). Os embarques para os Tigres Asiáticos decresceram 9%, mas as importações catarinenses do bloco registraram forte crescimento de 76,9% no mesmo período.

Está é a 21ª edição do estudo que conta com o apoio do Badesc, Tractebel Energia, Sebrae, Gomes da Costa, SESI, SENAI e IEL. A publicação estará disponível para download no site http://www.fiescnet.com.br/, menu publicações.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Categoria: Notícias