10 de novembro de 2011
Postado por: admin
O índice de Confiança do Empresário do Comécio (ICEC) caiu 0,2% em outubro na comparação cm setembro, em Santa Catarina. Mesmo assim, há boas expectativas com a chegada das festas de fim do ano. A leve oscilação – primeira diminuição desde agosto – não afetou o índice, que ficou em 131,1 pontos, número considerado positivo porque ultrapassa os 100 pontos. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (9) pela Federação de Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC)
De acordo com a Federação, a explicação para a pequena queda está nos bens duráveis. Os empresários que comercializam este tipo de produto foram os que mais relataram queda na confiança. O percentual diminuiu de 3,6% de setembro para outubro. As empresas de menor porte também contribuíram para a diminuição da confiança dos empresários. Os que empregam menos de 50 empregados estão 0,6% menos confiantes.
Outro motivo apontado pela Fecomércio para a desconfiança dos empresários é a retração nas vendas do varejo catarinense. Entretanto, apesar da desaceleração das economias brasileira e catarinense, o crescimento econômico vem se mantendo em 2011, o que aponta um aumento real nas vendas de final de ano e justifica o otimismo do comerciante nos últimos meses do ano.
Otimismo
As boas expectativas são incentivadas pelo Natal e Ano Novo. Em outubro, Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEDC), alta de 1,9 pontos percentuais em relação a setembro. As expectativas quanto a Economia Brasileira, do Comércio e das Empresas Comercias também cresceram 5%. 0,2% e 1%, respectivamente.
Na avaliação da Fecomércio, esses números levam os empresário a serem mais prudentes na hora de fazer novas aplicações de capital. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) teve queda de 2,9%. Também regrediram os índices de Contratação de Funcionários (-0,3%), de Nível de Investimento das Empresas (-5,8%) e da Situação Atual dos Estoques (-1,9%).
Fonte: Portal Economia SC