29 de novembro de 2011
Postado por: admin
O documentário “Montagem e Desmontagem: A Restinga como caleidoscópio” foi lançado com auditório lotado na Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, na última semana. O projeto foi exibido pela primeira vez dentro do programa Embarque no Saber e busca conscientizar a população a respeito dos problemas ambientais existentes nas restingas, tais como lixo depositado pelos banhistas, esgotos, além de problemas sócio-econômicos, que atingem inclusive pescadores. Também serão realizadas sessões nas escolas públicas da cidade.
“Como podemos estar saudáveis, se a cidade estiver doente?”, pergunta a diretora do documentário, Patrícia Costa. “A influência cultural na organização do espaço desse ecossistema deve ocorrer de forma positiva. Gostaria que as pessoas entendessem que o movimento das marés e das dunas é o mesmo que o do nosso sangue para irrigar o corpo”, filosofou.
Entre as imagens captadas, pode-se ver lixo contaminando a restinga, além de estragos provocados pelo mar em áreas de Navegantes em que a vegetação não existe mais. Para os saudosistas, uma imagem tocou as lembranças, um trem que passava pela cidade da década de 70.
O Embarque no Saber faz parte do programa de Responsabilidade Social do Terminal, o Portonave de Todos, que tem como objetivo propiciar um momento de intercâmbio de informações sobre temas diversos para a comunidade.
Fonte: Imprensa Portonave