17 de dezembro de 2011
Postado por: admin
Expectativa é de que novo sistema de consulta comece a funcionar nas próximas semanas
A tecnologia promete otimizar o trabalho da Polícia Militar durante a Operação Veraneio, aberta oficialmente nesta sexta-feira no Litoral Norte. Todas as 24 viaturas do 12º Batalhão, que abrange 10 municípios na região, serão equipadas com tablets. Os equipamentos vão ajudar na consulta de nomes e documentos, que antes era feita via rádio, pela Central de Operações 190.
— Os tablets vão agilizar as consultas e diminuir o tempo de resposta nas ocorrências — diz o tenente-coronel José Renato Thiesen, comandante do 12º Batalhão.
Os policiais que trabalham diretamente com as viaturas aprenderam a operar o aparelho quinta-feira. A previsão é que a implantação ocorra nas próximas semanas e que até lá os policiais já estejam prontos para usar o novo sistema. As demais regiões do Estado também vão receber os equipamentos.
Além do apoio tecnológico, a Operação Veraneio na região também contará com o reforço de 150 policiais Militares vindos do interior do Estado. O efetivo será distribuído entre Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú – que receberá a maior parte do reforço, 100 policiais. É quase o dobro do efetivo normal da cidade, que possui 136 agentes da Polícia Militar.
Segundo Thiesen, Balneário Camboriú demanda mais policiamento pelo grande número de visitantes, já que a população chega a triplicar no verão e, com isso, aumenta também a criminalidade. Assaltos e assassinatos são a maior preocupação, mas a ocorrência que mais deve ocupar os policiais é a perturbação de sossego – recordista em reclamações de acordo com o comandante.
Apesar da maioria das abordagens envolver turistas, os policiais da Operação Veraneio não receberão nenhum treinamento especial antes de sair às ruas. De acordo com Thiesen, as instruções de abordagem são repassadas durante a formação do policial, na Academia de Polícia.
Além do reforço no efetivo, o policiamento na região também terá o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da cavalaria e do grupamento aéreo. Segundo Thiesen, as equipes, que são de Florianópolis, farão presença nos municípios conforme o solicitado.
Em Balneário Camboriú a segurança também incluirá a instalação de barreiras nas entradas e saídas do município, numa parceria entre PM, Polícia Civil e Guarda Municipal Armada. A base será feita em contêineres fornecidos pela prefeitura, que estão em fase de licitação.
Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA