24 de abril de 2012
Postado por: admin
O prefeito de Navegantes Roberto Carlos de Souza, acompanhado de autoridades municipais e representantes da Associação Empresarial (Acin) da cidade participou de uma reunião na tarde desta segunda-feira (23) com o prefeito de Itajaí Jandir Bellini e o superintendente do Porto de Itajaí Antônio Ayres da Silva.
O principal motivo do encontro foi manifestar o descontentamento do povo navegantino e pedir esclarecimentos sobre o incidente ocorrido no último domingo (22), durante a despedida da regata Volvo Ocean Race, onde a população da cidade e os turistas foram impedidos de terem acesso total ao molhe norte, do lado de Navegantes, onde a organização da prova realizou um evento restrito a convidados.
Segundo o prefeito, a população de Navegantes espera há mais de quatro anos para pode desfrutar do molhe norte, que é um dos principais cartões postais da cidade, mas está impedida em decorrência das obras que já se arrastam por muito tempo e ainda não tem previsão de terminar. Além disso, disse que não pode e não consegue fazer qualquer benfeitoria no local, como por exemplo paisagismo, decks e iluminação, porque o lugar está sob a tutela da autoridade portuária de Itajaí.
O prefeito de Itajaí Jandir Bellini disse serem justas as reivindicações da população navegantina e cobrou pessoalmente da superintendência do Porto providências sobre o episódio e maior agilidade nas obras do molhe norte. O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres, mostrou um documento onde a organização da Volvo Ocean Race solicitou o uso do molhe de Navegantes para montar uma estrutura para convidados, mas que em nenhum momento informou que iria isolar toda a área do molhe e que a população seria impedida de assistir a regata daquele local. Ayres isentou a Prefeitura de Navegantes sobre qualquer tipo de culpa e prometeu ao prefeito da cidade publicar na mídia local uma nota de esclarecimentos sobre o episódio.
Ao fnal da reunião ficou decidido quatro pontos que merecem destaque:
– A superintendência do Porto de Itajaí está aguardando a liberação de recursos para o término das obras do molhe norte e terá um prazo de 15 dias para informar oficialmente ao município de Navegantes sobre a data de encerramento da obra;
– O molhe norte ficará liberado ao público todos os dias, enquanto a obra não for retomada;
– A Prefeitura de Navegantes poderá desenvolver e executar obras de iluminação no molhe norte, desde que não prejudiquem a navegabilidade na entrada e saída das embarcações;
– E que a superintendência do Porto de Itajaí se compromete a publicar uma Nota de Esclarecimento explicando todo o episódio e isentando a Prefeitura de Navegantes e a Secretaria Municipal de Turismo de qualquer responsabilidade.
Veja na foto abaixo a cópia da solicitação de cessão do espaço no Molhe Norte por parte da organização da Volvo para a superintendência do Porto de Itajaí.
Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP