4 de junho de 2012
Postado por: admin
Primeiro suplente assumiu o cargo em razão da perda de mandato do vereador Alcídio Reis Pera, o “Cidinho”, afastado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
A Câmara Municipal de Navegantes realizou na noite desta segunda-feira (4), a primeira sessão ordinária do mês de junho. Durante o encontro desta noite o primeiro suplente, Joel João Couto (PMDB), tomou posse do cargo de vereador na vaga deixada pelo ex-presidente do Legislativo, vereador Alcídio Reis Pera (PSL), o “Cidinho”. Este último teve a perda do mandato eletivo decretada na última semana pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE/SC.
Joel João Couto, natural de Navegantes, é comerciante e deve permanecer no Poder Legislativo até o encerramento do mandato em 31 de dezembro deste ano. Joel, como é conhecido, participou das duas últimas eleições municipais concorrendo ao cargo de vereador. No último pleito, em 2008, obteve 836 votos. Ele também foi secretário municipal de Saúde na gestão dos prefeitos Aderbal Ramos Cabral, o “Deba”, e Moacir Alfredo Bento, o “Ci”, ambos do PMDB.
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, Joel Couto utilizou a tribuna para fazer seu primeiro pronunciamento na Casa. Além de agradecer o apoio de seus apoiadores políticos, lamentou a forma pelo qual assume a vaga. “Fiquei até chateado de tomar uma decisão como essa (requerer o mandato) por ser tão próximo ao Cidinho e ao vereador Ezequiel. No entanto, foi necessário e muito importante para o PMDB e para nossos eleitores que contribuíram conosco”, declarou.
Após isso, Joel afirmou que irá contribuir com a comunidade navegantina da melhor maneira possível. “Estou à disposição da Casa e de toda a população. Espero poder colaborar no que for possível, especialmente na área da Saúde, onde atuei por aproximadamente sete anos como secretário. Meu gabinete estará sempre aberto para ouvir os pedidos da população”, encerrou.
Os demais vereadores ainda fizeram uso da palavra para desejarem as boas-vindas a Joel Couto. E aproveitaram para parabenizar o vereador Cidinho por todo o trabalho realizado em Navegantes, pelo profissionalismo com o qual conduziu o Legislativo por seis mandatos como presidente e também pelo reconhecimento que possui da comunidade.
Sessão Ordinária
Durante a primeira sessão ordinária deste mês de julho, realizada nesta segunda-feira (4), foram votados quatro projetos de lei e cinco indicações. Não foram protocolados requerimentos na Secretaria da Casa.
Entre os projetos aprovados durante a reunião ordinária, destaque ao projeto de lei nº 10, de autoria do vereador Fredolino Alfredo Bento (PMDB), o “Lino”. Aprovado por unanimidade, o documento dispõe sobre a emissão de declaração de quitação anual das faturas emitidas por órgãos da Prefeitura Municipal de Navegantes e dá outras providências. Sendo assim, a administração direta e indireta do município de Navegantes fica obrigada a emitir e encaminhar aos usuários de serviços públicos municipais a declaração de quitação das faturas emitidas para o mesmo.
Também foi apreciado em plenário e aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 10, que declara de utilidade pública o grupo de idosos Nascer do Sol, localizado no Gravatá; o projeto de lei nº 9, que denomina Rua Hironildo José de Andrade, a via pública localizada às margens da SC 413, entrando pela Rua Alzira de Souza, na segunda entrada à esquerda, no bairro Escalvados; e o projeto de lei nº 41`, que autoriza o chefe do Poder Executivo a desafetar área constituída por uma praça, no loteamento Jardim Mariana.
Indicações
Foram aprovadas cinco indicações durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (4). A vereadora Maria José Flor (PSD), presidente interina durante o encontro, obteve a aprovação de duas proposições. Na primeira ela indica que se faça um estudo de engenharia para avaliar a viabilidade de ampliar as dependências da Unidade de Saúde do bairro Meia Praia. Segundo Maria Flor a unidade não possui mais capacidade física para atender a demanda por atendimentos.
A vereadora ainda indica que sejam providenciadas as seguintes melhorias para o bairro Escalvados: reforço na rede de energia elétrica com a troca de transformadores, extensão da rede de telefonia pública, implantação de uma Academia ao Ar Livre e a ampliação do refeitório e cozinha do Centro Municipal de Ensino Infantil Kátia Regina de Souza.
O vereador Fredolino Alfredo Bento (PMDB), o “Lino”, indica que seja feita a reforma urgente do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Domingo Angelino Régis. Conforme Lino está em andamento o campeonato municipal de futsal e devido às fortes chuvas algumas partidas vêm sendo canceladas.
O vereador Marcos Paulo da Silva (PT), o “Marquinhos”, obteve a aprovação de uma indicação que solicita aos órgãos competentes que efetuem vistoria e tomem providências imediatas com relação a um morro artificial construído com pneus e areia, localizado em um terreno na Rua Francisco de Paula Seara, no bairro São Paulo, próximo ao condomínio empresarial.
A última indicação aprovada nesta sessão é de autoria do vereador Waldelir Guarezi (PSDB), o “Badeco”. Ele solicita que a Prefeitura de Navegantes providencie a construção de um vestiário para atendimento aos atletas do campo de futebol de Porto Escalvados.
Eleição Presidência
Em cumprimento ao que está estabelecido no Regimento Interno da Câmara Municipal de Navegantes será realizada na quarta-feira (6), a partir das 17h, a eleição para escolha do novo presidente da Casa. Lembrando que serão mantidos os demais membros da Mesa Diretora conforme prevê o Regimento.
Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818. Material disponível também na internet: www.cvn.sc.gov.br
—
Fonte: Maurício Daleffe
Assessoria de Comunicação
(47) 9992-7033