1 de agosto de 2012
Postado por: admin
Em reunião na sede da Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção de Santa Catarina (Fecomac SC) realizada na quinta-feira (26) os empresários ligados a entidade conheceram a metodologia da pesquisa, que será realizada através de uma parceria entre Fecomac, Fecomércio e Secretaria da Fazenda.
O objetivo é estabelecer a Margem de Valor Agregado (MVA) justa no cálculo da Substituição Tributária dos produtos de Materiais de Construção em todo o Estado. O projeto foi apresentado pelo gerente da Divisão de Planejamento da Fecomércio SC, Renato da Silva Barcellos. Na oportunidade ele enfatizou a importância da participação dos lojistas do setor para que a pesquisa tenha um resultado positivo.
De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de SC, atualmente o Estado conta com 8.206 empresas atuando no ramo de materiais de construção. Para que a pesquisa atinja todos os estabelecimentos foram criadas sub-regiões. Sete grupos de produtos serão pesquisados, Vidros, Plásticos e Borrachas, Cerâmicos, Metais, Vergalhões e Barras, Madeiras e outros.
O presidente da Fecomac SC, Jorge Rechia Guarezi, pretende mobilizar as Acomacs e seus associados no suporte a pesquisa. “Essa é uma iniciativa inédita e fundamental para o futuro do setor. Nossa diretoria está, desde já, engajada nesse projeto que certamente vai trazer resultados positivos ao comércio varejista de material de construção”, finalizou Guarezi.
Os técnicos pretendem definir a MVA analisando a média no preço de venda à vista no estabelecimento de varejo, mais frete, seguro e demais despesas cobradas do adquirente, bem como identificando o preço de venda à vista do fabricante ou importador, mais o IPI, frete, seguro e demais despesas do destinatário. Após o estudo os dados serão encaminhados para análise da Secretaria da Fazenda.
Fonte: Imprensa Fecomac SC – Alexandre Batista