30 de agosto de 2012
Postado por: admin
Após reunião com o presidente da Anamaco e empresários do setor na última terça (28), o ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou neste dia (29/08) a prorrogação da isenção do IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados – até dezembro de 2013.
A medida chega num momento em que o desempenho do setor no ano foi revisado pelas entidades setoriais. “As vendas no varejo ficaram abaixo do esperado nos últimos meses”, afirmou Conz. “Tivemos e diminuir as expectativas para 2012”, acrescentou.
De acordo com o presidente da Anamaco, o impacto da prorrogação será muito positivo. “Com certeza teremos um incremento nas vendas até o fim do ano; teremos mais tranquilidade para nosso setor. Além disso, agora as pessoas poderão planejar reformas com um prazo mais longo, pensando em 2013, com a garantia de que os preços não irão subir”, disse. Os produtos com a isenção do imposto ficam de 5 a 8% mais baratos.Além disso, segundo Conz, uma retomada do IPI poderia prejudicar as obras do Minha Cada Minha Vida que ainda estão em andamento.
O Governo ainda incluiu alguns novos itens na lista de desonerados, mas não todos os 50 que os empresários reivindicaram na terça-feira. “Vamos continuar batalhando para que outros produtos entrem na lista e para que tenhamos uma situação de isonomia para competição”, finalizou Conz.
O setor de materiais de construção é considerado um dos mais importantes para o desempenho do PIB. De acordo com o Governo, as isenções com desoneração de materiais de construção devem somar R$ 1,8 bilhão.
Fonte: Anamaco