4 de setembro de 2012
Postado por: admin
Esta é a última etapa das obras de macrodrenagem no município, um investimento total de R$ 22 milhões.
A Prefeitura de Navegantes iniciou na última semana a dragagem e desassoreamento do Rio Gravatá. A obra faz parte do investimento de R$ 22 milhões em macrodrenagem no município, uma parceria entre Prefeitura e Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1).
Seis grandes obras de macrodrenagem já foram executadas e concluídas no município: Galeria no Centro; Galeria no bairro São Paulo, Desassoreamento do Ribeirão das Pedras, Canal de drenagem na Radial Norte Sul, canal do aeroporto e canal na margem da BR-470.
A obra no Rio Gravatá é a última etapa da macrodrenagem no município e contempla a dragagem que vai desde a BR 470 até a foz do Rio Gravatá, realizando, ainda, o desassoreamento do Córrego Guapuruma. Com a dragagem, é possível realizar a remoção dos materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo do Rio. E a limpeza, através do desassoreamento, irá aumentar significativamente a capacidade de dar vazão às enchentes.
O objetivo da obra, segundo a Secretaria de Governo, é viabilizar as soluções de curto prazo para minimizar as cheias e enchentes causadas pelas chuvas no município, minimizando as interferências com o escoamento com sua capacidade de armazenamento.
A comunidade do bairro Gravatá já está comemorando as obras que evitarão as cheias na comunidade do Loteamento Açaí. “Quando chove, o Rio enche e inunda tudo aqui. A obra vai ser muito boa para a nossa comunidade”, falou Ivone Ortiz, diretora escolar.
Texto: Louise Benassi
Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 01057/JP