10 de setembro de 2012
Postado por: admin
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações aponta 192 pedidos de falências no mês de agosto, em todo o País. O número foi menor que os 200 requerimentos de julho, porém maior que os 170 verificados em agosto de 2011. Dos 192 pedidos de falências em agosto, 118 foram feitos por micro e pequenas empresas, 50 por médias e 24 por empresas de grande porte. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10)pela Serasa.
Nas comparações com agosto de 2011 e entre os acumulados (janeiro a agosto 2012/2011), as falências requeridas sobem em decorrência de diferentes conjunturas. No 3º trimestre 2011, a atividade econômica estagnou, dando início a um período mais crítico para as finanças empresariais. Atualmente, mesmo com os primeiros sinais de recuperação, há um volume maior de empresas que precisam reverter os prejuízos. Essa análise também se aplica às empresas que requereram recuperação judicial.
Cabe destacar que, opostamente aos pedidos de falência, as recuperações judiciais requeridas subiram na relação mensal (agosto frente a julho), em decorrência de setores ainda em dificuldades, a exemplo daqueles cuja atividade depende da conjuntura internacional.
Sobre as falências decretadas, elas refletem um fato econômico passado, em geral diferente da conjuntura do momento da decretação, que ocorre de acordo com o ritmo do trâmite judicial.
Fonte: Economia SC