9 de janeiro de 2013
Postado por: admin
Os ramos de Material de Construção e o de Móveis, Eletrônicos e Informática foram os destaques do ano passado
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país avançou 2,8% em dezembro/12 contra o mês imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais. Com este resultado, a atividade varejista encerrou o ano de 2012 com crescimento acumulado de 6,4%, o menor ritmo de expansão dos últimos três anos: em 2010 e em 2011 as altas foram de 9,6% e de 7,8%, respectivamente.
O resultado de 2012 ficou ligeiramente acima do crescimento de 6,1% verificado em 2009, ano em que a economia brasileira passou por um período recessivo durante o seu primeiro semestre, tendo em vista os efeitos da crise financeira internacional a partir de setembro de 2008.
Os segmentos que lideraram a expansão de 6,4% da atividade varejista em 2012 foram o de material de construção e o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com altas 7,6% e de 7,7%, respectivamente, no acumulado de 2012. A presença de incentivos fiscais nestes setores foi um forte impulsionador deste desempenho ao longo de 2012, observam os economistas da Serasa Experian.
Também o setor de veículos, motos e peças, que contou com incentivos fiscais durante o ano passado, registrou um bom desempenho com o movimento dos consumidores crescendo 4,7% nas lojas especializadas deste ramo varejista. Cabe notar que o elevado nível de inadimplência no segmento de financiamento de veículos foi um inibidor da evolução deste segmento, impedindo que o seu crescimento em 2012 fosse mais expressivo.
Beneficiado pelo bom momento vivido pelo mercado e trabalho, com taxas historicamente baixas de desemprego e com ampla maioria dos rendimentos corrigidos acima da inflação, o movimento no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou crescimento de 4,1% em 2012. Aqui, a aceleração da inflação dos alimentos ocorrida no ano passado foi o principal elemento que restringiu uma alta mais significativa da atividade varejista do segmento.
Por fim, os setores que menos cresceram em 2012 foram o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e o de combustíveis e lubrificantes. O fluxo dos consumidores nestes ramos varejistas foi 3,0% e 1,8% maior neste ano de 2012 em relação a 2011, respectivamente.
Nota Metodológica: A fim de garantir maior estabilidade na agregação setorial do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, os pesos de cada segmento no indicador agregado final passaram a ser estabelecidos com base no volume de consultas dos últimos 24 meses anteriores ao ano de referência e não mais considerando-se apenas os últimos 12 meses. Para garantir consistência nas comparações históricas, a nova série agregada final foi computada desde 2001, e está disponível no link abaixo.
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com