31 de maio de 2013
Postado por: admin
A draga Catarina começou nesta semana a realização dos serviços de dragagem de manutenção de profundidades da bacia de evolução e canal interno em -14 metros do Complexo Portuário do Itajaí, e de 14,5 metros no canal externo. Os serviços de dragagem já vinham sendo realizados por outros equipamentos desde o início de outubro de 2012. A draga foi importada pela empresa Triunfo e tende a otimizar os serviços.
A draga Catarina é do tipo hopper, tem capacidade 2,4 mil metros cúbicos, comprimento de 83 metros e largura de 16 metros. “Com o início das operações desse equipamento, ocorrido na segunda-feira, 27, garantiremos o restabelecimento das profundidades posteriores a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento, realizados pela Secretaria de Portos da Presidência da República, com recursos do Programa Nacional de Dragagem (PND)”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.
Segundo o superintendente, com maiores profundidades o Complexo Portuário do Itajaí poderá ampliar o volume médio de cargas operadas por navio. “A contratação da dragagem permanente também é uma necessidade para o porto, que por estar instalado em uma foz de rio, sofre constantemente com o acúmulo de sedimentos que são depositados pela ação natural da correnteza do rio”, acrescenta Ayres.