19 de agosto de 2014
Postado por: admin
Santa Catarina está entre os estados com o melhor desempenho na geração de empregos ao longo do ano de 2013, segundo os dados da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, divulgada nesta segunda-feira, 18, em Brasília, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. O Estado teve crescimento dois pontos percentuais maior que o brasileiro. Foi o quarto melhor em números absolutos, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o quinto melhor em números relativos, perdendo para Distrito Federal, Pará, Mato Grosso e Piauí.
Dos 285 mil novos postos de trabalho gerados na região Sul, Santa Catarina respondeu por 107,9 mil, com um incremento de 5,13% no comparativo com o ano de 2012. No Brasil, foram gerados em 2013 1,490 milhão, 3,14% a mais que em 2012. “Santa Catarina tem uma economia bastante diversificada e teve incremento na geração de empregos em praticamente todos os setores”, destacou o ministro, que é de Santa Catarina. Dias lembrou da onda pessimista que toma conta do País com relação à economia e destacou que a divulgação da RAIS de 2013 mostra que houve ganho real na renda do trabalhador e redução das desigualdades socais. “Houve um trabalho importante na qualificação, na abertura de novas vagas em universidades e o resultado já aparece nos números do ano passado”, complementou.
No Estado, foi o setor de serviços que puxou alta na geração de vagas de emprego, com 5,29% a mais, acompanhado do setor público e do comércio. A indústria teve uma pequena baixa em comparação com o volume de vagas criadas em 2012, fechando praticamente estável, com 49 vagas a menos. No entanto, o estoque de vagas no setor industrial aumentou, de 641,2 mil para 680,2 mil vagas. “Estamos vivendo no País um momento de pleno emprego. Eu tenho visitado muitas empresas em Santa Catarina e pude comprovar que as perspectivas são as melhores possíveis, que os empresários não vão parar de investir no nosso Estado”, complementou.
Fonte: Economia SC