Início » Notícias » Polícia Militar e Conseg 119 desenvolvem o projeto “Vizinho em Alerta”

Polícia Militar e Conseg 119 desenvolvem o projeto “Vizinho em Alerta”

23 de março de 2016
Postado por: admin

Na última terça-feira (22), no município de Penha, foram realizadas duas reuniões para a implantação do projeto-piloto “Vizinhos em Alerta”.

A primeira reunião, ocorreu às 18h30 na Rua Tiradentes – Centro de Penha, onde fora efetuada a entrega das placas “Vizinhos em Alerta” as quais serão fixadas na residências e nas entradas de acesso a via. Na oportunidade compareceu o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Penha/SC, Cap PM Carlos Alberto Mafra Junior, o Presidente do CONSEG, Sr. Carlos Régis e alguns moradores da Rua Tiradentes, os quais informaram já estarem colhendo os bons frutos referente a melhoria da segurança no local, dada a organização da vizinhança e a interação entre vizinhos através do Whatsapp, devido a implementação do projeto Vizinho em Alerta. Fora observado ainda pelo Gestor da Rua, Sr. Ferraz, que houve uma grande adesão do projeto, onde praticamente 95% dos moradores da Rua Tiradentes já estão interagindo, e que, em breve será alcançado 100% dos moradores e veranistas.

Num segundo momento, às 20h, fora realizada uma reunião com os moradores da Rua Curitiba – Centro, Penha/SC, os quais se organizaram e demonstraram interesse em participar do projeto “Vizinho em Alerta”. Para estes, foi apresentada uma palestra, ministrada pelo Cap PM Carlos Alberto Mafra Junior e o Sr. Carlos Régis, informando acerca do trabalho que é desenvolvido pela Polícia Militar e Conselho Comunitário de Segurança de Penha, abordando então, o funcionamento do projeto “Vizinho em alerta”. O que se pôde observar foi o entusiasmo entre os moradores com a proposta apresentada, bem como a possibilidade de interação junto aos vizinhos e Polícia Militar. Conforme os gestores de rua, Sra. Izis e Sr Guto, em breve estarão sendo instaladas as placas do projeto e a partir daquele noite, já começarão a montar o grupo do WhattsApp para a interação entre os vizinhos.

Destaca-se, que o Projeto tem sua base de funcionamento um grupo de “WhatsApp” composto por moradores de uma mesma rua, pelo qual ocorre a comunicação entre os vizinhos. Somado a isto, são fixadas placas de identificação nas residências e acessos a rua, bem como, há a possibilidade de instalação de uma rede de vídeo monitoramento fiscalizadas pelos moradores.

Outro objetivo do programa é a integração com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que poderá acionar órgãos públicos competentes no sentido de solucionar problemas coletivos que influenciam indiretamente na questão da segurança pública, como a existência de lotes baldios e a falta de iluminação pública, que podem criar uma situação favorável para ação dos bandidos.

Por fim, ressaltamos que os interessados em participar do projeto deverão comparecer a sede da 3ª/25ºBPM – Penha/SC para maiores informações, ou buscar o contato junto a diretoria do CONSEG 119. Destacamos, que a rede “Vizinhos em alerta” é um projeto da Polícia Militar de Penha e CONSEG 119 – Penha/SC, desenvolvido em parceria com a comunidade. Outras pessoas ou órgãos não estão autorizadas a tratar do Projeto em nome da Polícia Militar.

Fonte:

Carlos Alberto Mafra Junior
Cap PM Cmt 3ªCIA/25ºBPM

Categoria: Notícias