Início » Notícias » RETROCESSO EM NAVEGANTES

RETROCESSO EM NAVEGANTES

11 de abril de 2016
Postado por: admin

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE – SC
Matéria 11/04/2016

RETROCESSO EM NAVEGANTES

O novo plano diretor de Navegantes pode liberar construções na área que dará lugar à ampliação do Aeroporto Ministro Victor Konder e ainda não foi indenizada. Os terrenos correspondem a 30% do total do território os outros 70% já foram desapropriados. O prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB) diz que manter a área como zona de interesse do aeroporto expõe a prefeitura à ações judiciais movidas pelos proprietários, que aguardam a compra dos terrenos pela União. Mas a exclusão inviabiliza o projeto de expansão que pretende transformar Navegantes, hoje o segundo aeroporto mais movimentado de SC em número de passageiros, num terminal apropriado para receber os grandes aviões cargueiros internacionais um ganho em logística para todo o Estado. O assunto já havia sido apresentado pela prefeitura anteriormente, e a alteração não foi aceita pelos delegados do plano diretor. Mas o município voltou a insistir na liberação para construções na última semana. A situação preocupa a Associação Empresarial de Navegantes (Acin), que tem encabeçado a luta pela ampliação do aeroporto e recebe apoio de entidades de classe de todo o Vale do Itajaí.

DECRETO

Além do atual plano diretor, um decreto municipal declarava as áreas de interesse público em Navegantes. O documento venceu em janeiro do ano passado e não foi renovado pela prefeitura.Caso o município autorize as construções, a esperança de manter os planos de expansão recairão sobre o governo do Estado e a União, que ainda podem declarar as áreas de utilidade pública.

INTERESSE LOGÍSTICO

Durante a importante feira logística Intermodal, que ocorreu em São Paulo na última semana, a diretoria da Infraero anunciou o aeroporto de Navegantes como integrante do projeto de concessão de áreas para investimento, gestão e exploração comercial de centro logístico. Destaque em operação de cargas, Navegantes também tem bons números de passageiros: no ano passado foram 1,47 milhão um recorde.

CONTRAMÃO

Entidades de classe e a prefeitura de Navegantes não parecem falar a mesma língua quando o assunto é o aeroporto. Considerado estratégico, com um grande potencial de crescimento que se confirma ano a ano, o terminal está longe de ser prioridade na administração municipal. A passividade da prefeitura resultou na invasão de áreas que foram pagas pela União, com dinheiro público, e estavam em nome do município o que causou um enorme problema social.Sem contar que a demora do município em fazer a transferência das áreas é uma das causas para a demora nas desapropriações dos demais terrenos. Esse fato foi confirmado por Gustavo do Vale, Presidente da Infraero, em uma reunião com representantes locais em julho de 2014. Na mesma época, Joinville agilizou seus papéis e conseguiu recursos para desapropriações.

Categoria: Notícias