18 de julho de 2016
Postado por: admin
A equipe multidisciplinar da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN esteve na manhã dessa segunda-feira (18), no gabinete do prefeito Roberto Carlos de Souza, para a entrega da Licença Ambiental Prévia – LAP para a construção dos Molhes da Foz do Rio Gravatá. Foram apresentados ao chefe do Executivo o projeto ambiental, o projeto de modelagem e o projeto de engenharia.
De acordo com o superintendente da FUMAN, Paulo Celso Mafra, após a Consulta Pública realizada na última semana para discussão da primeira etapa do Projeto para Implantação do Molhe, a FUMAN concluiu os estudos e apresentou os projetos, que foram analisados pela equipe multidisciplinar, formada por geógrafo, engenheiro agrônomo, engenheiro químico, biólogo e engenheiro agrimensor.
Projeto
A primeira etapa de implantação do molhe prevê a construção de uma estrutura de 70 metros com blocos de pedras naturais, para minimizar os efeitos do assoreamento da foz do Rio Gravatá, assim como as inundações ao longo do Rio. Além disso, será possível o processo natural de engordamento da praia, por meio da retenção de parte da área do transporte do mar, impedindo o processo de erosão costeira da Praia do Gravatá.
Conforme a Secretaria de Governo, a primeira etapa terá um custo total de R$ 573.927,54, sendo que já estão garantidos R$ 486.716,00 de indicação do senador Dalírio Beber, por meio do Ministério de Integração Nacional. O restante do valor será oriundo de recursos próprios do Município.
Fonte:
Secretaria de Comunicação PMN