24 de setembro de 2018
Postado por: Alexandre Batista
A Associação Empresarial de Navegantes, através do presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, promoveu reuniões, ao longo deste mês, com candidatos que pretendem representar o município na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
A entidade integra o Programa Voz Única da Facisc, que visa a valorização do voto regional e o comprometimento da classe política com as prioridades de cada região.
Todos os candidatos ouvidos na Acin assinaram um documento onde a classe empresarial expõe suas demandas. Trata-se da Carta do Vale. Confira o documento na íntegra:
CARTA DO VALE:
Com compromisso de buscar o desenvolvimento do setor empresarial e da economia do Estado, as Associações Empresariais que formam a Regional Vale da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC) elaboraram a Carta do Vale, com as reivindicações para a melhora do ambiente de negócios do Vale do Itajaí.
As Associações Empresariais do Vale do Itajaí são: Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC), Blumenau (ACIB), Brusque (ACIBr), Gaspar (ACIG), Ilhota (ACIIL), Indaial (ACIDI), Itajaí (ACII), Navegantes (ACIN), Penha (ACIPEN), Pomerode (ACIP) e Timbó (ACIMVI).
Representação e Bandeiras do Vale do Itajaí:
• Vale do Itajaí = 54 municípios
• População: 1,5 milhão de habitantes = 24% da população
• Eleitorado: 1,2 milhão de eleitores = 24% do eleitorado
• Representa 31% do PIB de SC
• Representa 28% das empresas de SC
• Representa 26% dos empregos de SC.
Bandeiras Estaduais:
1. Reforma e revitalização da Rodovia SC 412 (Rodovia Jorge Lacerda);
2. Anel de Contorno Rodoviário Urbano de Gaspar;
3. Sistema Preventivo contra Inundações (monitoramento e barragens).
Obras Federais:
(requer esforço e cobrança do Governo do Estado de SC)
1. Concluir as obras de duplicação da BR 470;
2. Revitalização, ampliação e modernização do Aeroporto de Navegantes;
3. Garantir a conclusão das obras da Bacia de Evolução na foz do Rio Itajaí-Açu beneficiando os Portos de Itajaí e Navegantes.
4. Viabilizar a construção da Ferrovia da Integração/Leste-Oeste (Chapecó à Itajaí).
Ação Federal:
1. Reformulação do Pacto Federativo desconcentrando os recursos na União e fazendo uma redistribuição da receita dos tributos/impostos com repasse maior aos municípios e estados.