Início » Economia » Linha de crédito do BNDES para pequenas empresas receberá mais recursos do BID

Linha de crédito do BNDES para pequenas empresas receberá mais recursos do BID

21 de outubro de 2020
Postado por: Alexandre Batista

“São 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, que representam 28 milhões de empregos”, afirmou a senadora Kátia Abreu, relatora da matéria

O Plenário do Senado autorizou, nesta terça-feira (20), a contratação de empréstimo internacional por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de US$ 750 milhões. Esse valor deve ser utilizado para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas por meio do 2º Programa do Convênio de Linha de Crédito Condicional BID–BNDES de Financiamento a Investimentos Produtivos e Sustentáveis. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A operação terá garantias da União.

Essa autorização de empréstimo foi aprovada sob a forma de um projeto de resolução (PRS 48/2020), que teve origem em uma mensagem (MSF 48/2020).

A relatora da matéria, senadora Kátia Abreu (PP-TO), comemorou a aprovação da matéria, destacando que os recursos se destinam a ajudar pequenas empresas, “que não são queridinhas de ninguém” e têm pouco acesso aos sistemas bancários. Ela reconheceu o valor das grandes empresas, mas apontou a importância da oferta de crédito para micro e pequenos empresários como forma de incentivar a economia nacional.

— São 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, que representam 28 milhões de empregos — afirmou a senadora.

O senador Jorginho Melo (PL-SC) elogiou a iniciativa do empréstimo e ressaltou a importância do setor para a retomada da atividade econômica no país. A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) também elogiou o projeto e cobrou mais presença dos bancos públicos no financiamento dos pequenos empresários.

Fonte: Agência Senado

Categoria: Economia