Início » Economia » Aeroporto de Navegantes supera número de voos da pré-pandemia

Aeroporto de Navegantes supera número de voos da pré-pandemia

24 de agosto de 2021
Postado por: Alexandre Batista

O aeroporto de Navegantes superou, em julho, o número de voos nacionais do cenário pré-pandemia. Foram 974 voos no mês passado, entre pousos e decolagens, contra 923 em março de 2020, último mês antes dos cancelamentos devido às restrições da covid-19. As companhias áreas, que operam no terminal, devem seguir o crescimento das viagens neste mês, com 1084 voos planejados. Os dados são da agência Nacional de Aviação Civil (Anac), considerando chegadas e partidas de voos domésticos.

Em Navegantes, o crescimento consecutivo vem desde abril, com 394 voos realizados. Foram outras 573 viagens, em maio, e 672, em junho, quando o terminal chegou a 72% dos voos de março de 2020, seguindo o ritmo nacional. O pior mês para a aviação comercial, durante a pandemia, foi abril do ano passado. Em Navegantes, foram apenas seis voos. A média nacional foi de 163 partidas diárias.

De acordo com o presidente da Abear, Eduado Sanovicz, a recuperação mostra que a vacinação contra a covid-19 está influenciando o crescimento da demanda no setor aéreo. “A imunização está avançando, com boa parte dos maiores de 18 anos já imunizados com a primeira dose em diversas localidades. A chegada da vacina para mais públicos é essencial para mantermos essa escalada nos números”, disse. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, também destacou o papel da vacinação na retomada dos voos.

“Com o aumento no número de pessoas vacinadas, o que temos visto é o retorno das atividades turísticas. Ou seja, imunizadas, as pessoas já começaram a retomar as viagens pelo país”, comentou, acreditando numa “retomada retumbante” no turismo.

Longe do recorde

A movimentação de passageiros também vem superando a baixa do começo da pandemia. Em março de 2020, 3,2 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos, entre embarques e desembarques de voos nacionais. Em julho, segundo dados da Infraero, foram 3,3 milhões de passageiros. Em Navegantes, a movimentação, em julho, foi de 127.162 pessoas contra 105.305 de março de 2020.

Apesar da recuperação, a pandemia interrompeu o crescimento na movimentação de passageiros, que bateu recorde, em 2019, com 119,3 milhões de pessoas transportadas, o maior volume desde o início da série histórica. Navegantes também vinha de movimento histórico, com 1,9 milhões de viajantes no aeroporto.

Em 2020, a covid-19 derrubou o indicador no país. A aviação civil sofreu uma queda, sem precedentes, de 56% em relação ao ano anterior, com total de 52 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais. A quantidade foi a menor desde 2005.

Em Navegantes, a queda foi de 52%, somando 920.851 passageiros em 2020. Neste ano, até julho, foram 653.936 pessoas transportadas em voos pelo terminal.

Alemanha libera entrada de brasileiros vacinados

Os brasileiros vacinados estão liberados para entrar na Alemanha para fins de visita ou turismo. A permissão está valendo desde domingo e leva em conta uma mudança pelo governo alemão na classificação de risco do Brasil, que passou de zona com variante do vírus pra zona de alto risco.

A liberação é para turistas que tenham a vacinação completa com doses das fabricantes Janssen, Moderna, Pfizer e Astrazeneca. A abrangência pra outras vacinas ainda é estudada. Para ser considerado vacinado, o visitante deve ter recebido a última dose ou a dose única há, pelo menos, 14 dias.

Após o prazo, o viajante deve fazer o registro digital de entrada, cujo preenchimento é antes do embarque, e apresentar o comprovante de vacinação após o desembarque à polícia Federal alemã ou autoridade de controle de fronteira.

Passageiros de avião devem apresentar os comprovantes à companhia aérea antes do início da viagem. O documento deve trazer dados pessoais e da vacina e precisa estar em alemão, francês, italiano ou espanhol, seja impresso ou digital.

Matéria publicada no Jornal  Diarinho em 24/08/2021.

Categoria: Economia