15 de setembro de 2022
Postado por: Alexandre Batista
Foi-se o tempo em que as empresas tratavam seus clientes de forma impessoal, apenas como números em planilhas. Hoje, investir no relacionamento com clientes é fundamental não só para os profissionais de marketing, mas para toda a visão de uma empresa.
Focar apenas no operacional pode ser um erro fatal. Bons produtos e serviços não bastam para conquistar os novos consumidores, que estão cada vez mais conectados e sem disposição para esperar.
No cenário atual, garantir um atendimento de excelência é garantir também o seu diferencial competitivo no mercado.
As novas tecnologias estão promovendo mudanças em todas as relações, inclusive as de consumo. Com menos tempo, muito mais informação e novos produtos e soluções surgindo a todo instante, o cliente atual exige um atendimento que facilite a sua vida.
Isso significa oferecer uma experiência mais consistente de atendimento, que seja mais personalizada e focada nas suas necessidades.
Além de aumentar o engajamento com a marca, essa estratégia garante a fidelidade dos consumidores e poupa recursos, já que reter clientes é mais fácil e menos custoso do que conquistar novos.
Essas novas demandas não são apenas desafios: são também uma ótima oportunidade para identificar falhas e pontos de melhoria no seu negócio. Aproveite para prestar atenção em seus clientes mais insatisfeitos: são eles que têm mais a ensinar sobre o seu próprio negócio.
É nessa relação que surgem também novas oportunidades e até mesmo uma nova visão do mercado, entendendo melhor o que os clientes esperam da sua empresa.
Encarar o relacionamento como prioridade é o caminho não só para atrair clientes, mas, principalmente, para fidelizar os já conhecidos.
As principais medidas para valorizar a relação com o seu público são simples e não demandam grandes investimentos.
O mais importante é o engajamento de toda a equipe nesse processo, e que essa visão com foco total no cliente esteja integrada em toda a empresa.
Confira, a seguir, as dicas que separamos para ajudar você a melhorar o relacionamento com os clientes da sua empresa!
Confiança é a base de qualquer relação – mesmo as comerciais. É preciso mostrar ao cliente o quanto ele é importante para o seu negócio.
Conhecer o seu público é o primeiro passo para qualquer estratégia de relacionamento. Isso significa ouvi-lo com atenção e manter um registro cuidadoso de todas as informações dos contatos.
Aproveite esse conhecimento para personalizar o atendimento: ao fazer o cliente se sentir valorizado, você ganha a sua confiança e certamente será lembrado.
Quando surgir um problema, assuma imediatamente a responsabilidade e seja rápido: mantenha um time sempre pronto para oferecer as melhores soluções.
Longas esperas, promessas não cumpridas e demandas que são transferidas de setor em setor são as piores experiências que um cliente pode ter.
Mantenha uma relação próxima para identificar os problemas com rapidez e acompanhe as soluções para ter sempre um feedback.
Programas de fidelidade, benefícios e recompensas também são formas de mostrar ao seu cliente o quanto você valoriza esse relacionamento.
Ofereça promoções exclusivas para clientes antigos, bônus na indicação de amigos ou mesmo um mimo em datas especiais.
Clubes de vantagens e descontos também são ótimas práticas de fidelização. Busque parcerias com outras empresas para que seus clientes tenham benefícios extras ao fechar negócio com você.
Transforme o relacionamento com clientes em parte do produto e veja os resultados no crescimento do seu negócio!
Por: Prof. Dr. Alberto Borges Matias