Início » Notícias » ENGIE E PORTONAVE SE UNEM PARA IMPLANTAR PROJETO MULHERES DO NOSSO BAIRRO, EM NAVEGANTES

ENGIE E PORTONAVE SE UNEM PARA IMPLANTAR PROJETO MULHERES DO NOSSO BAIRRO, EM NAVEGANTES

8 de novembro de 2022
Postado por: Alexandre Batista

Apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino é o objetivo do Projeto Mulheres do Nosso Bairro, da Engie, que conta com o apoio da Portonave este ano. O programa visa fomentar o empreendedorismo e a geração de renda em pequenos empreendimentos de Navegantes. Para participar do edital, as interessadas deverão inscrever as iniciativas até 14 de novembro pelo site www.mulheresdonossobairro.com.br.

O objetivo nessa edição do projeto é selecionar 35 empreendimentos ou iniciativas sendo 2 da categoria pequenas empresas localizadas em Navegantes, onde a Portonave atuará com a premiação. O edital prevê apoio financeiro total de até R$ 545 mil a negócios e iniciativas femininas (pequenas empresas, cozinhas comunitárias e inovação social), liderados por mulheres cisgêneros e transgêneros dos 148 municípios participantes do projeto.

O programa também oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental. Desde seu lançamento, já foram investidos mais de R$ 1,2 milhão, incluindo aporte direto a 60 pequenos empreendimentos, 3 multiplicadoras e a 73 nanoempreendedoras, em mais de 100 municípios de 18 estados.

A organização conjunta deste edital entre a ENGIE, o Consulado da Mulher, a Portonave, o Grupo Pereira – por meio de sua bandeira Fort Atacadista – e o Social Good Brasil foi possível em razão da iniciativa Parcerias do Bem, programa estabelecido pela ENGIE com o objetivo de potencializar o alcance de ações sociais através do engajamento dos seus clientes.

Para a escolha dos empreendimentos serão considerados os seguintes critérios:

  • GERAÇÃO DE RENDA: o empreendimento ou iniciativa aumentará a renda das pessoas diretamente envolvidas. Há novas pessoas exercendo atividades laborais com o empreendimento, tendo chance de aumentarem suas receitas.
  • VIABILIDADE ECONÔMICA: é possível prever a manutenção/continuidade do empreendimento, após o aporte financeiro deste edital. Há sinalização de clientes (atuais e futuros) para os produtos e serviços ofertados.
  • SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: o empreendimento contribui de alguma forma para a melhoria das condições do meio ambiente e tem relação positiva com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • COMUNIDADE: há sinais de que o empreendimento contribui para o desenvolvimento da comunidade em que atua, gerando benefícios adicionais à geração de renda.
  • LIDERANÇA: o empreendimento/ideia é liderado por mulheres cisgêneros e/ou transgêneros.
Categoria: Notícias