8 de novembro de 2022
Postado por: Alexandre Batista
30 anos de trajetória com foco no empreendedorismo, no desenvolvimento de empresas catarinenses com destaque para internacionalização, gestão e vivência empresarial e sucessão, esta é a história da Fundação Empreender, entidade catarinense, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, que será comemorada neste dia 8 de novembro em Joinville. O evento vai reunir empresários de todo o estado que contribuíram e contribuem para a trajetória da entidade no dia 8/11 em Joinville.
Responsável por criar uma das metodologias mais inovadoras no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a Fundação Empreender deu o pontapé inicial para o nascimento do Programa Empreender, programa catarinense que hoje está em todo o Brasil e em diversos países.
História
Santa Catarina é um berço de empreendedorismo, onde grandes negócios surgem de pequenos empreendimentos. Mesmo administradas por bons empresários, muitas dessas empresas não possuíam a prática básica para permanecerem vivas, principalmente quando se tratava de negócios familiares. “Era necessário aumentar a troca de conhecimento, visando auxiliar o seu desenvolvimento técnico e estrutural. Assim nasceu a Fundação Empreender”, explica Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender. As Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau intermediaram, junto ao Governo Alemão, um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul, no qual o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) convidou a HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) para analisar a proposta brasileira de participação.
Após algumas reuniões iniciaram as ações com uma forte parceria entre técnicos alemães e brasileiros. Os programas que seriam desenvolvidos totalmente pela Fundação Empreender tinham como objetivo reunir micro e pequenas empresas de diversos segmentos e buscar soluções em conjunto.
A partir desse ponto, criaram se novos programas que ultrapassaram as fronteiras de Santa Catarina e do Brasil. Por fim, o processo de crescimento da Fundação Empreender se consolidou através da institucionalização da Fundação como braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
A Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), possui aproximadamente 80 mil associados, que juntos representam 300 mil funcionários de pequenas e médias empresas, de trabalhadores manuais, tais como padeiros, açougueiros, marceneiros, sapateiros, mecânicos de automóveis dentre outros.
O principal papel da Câmara é atuar na capacitação profissional de seus associados, através dos seus centros de formação espalhados pelo estado da Baviera. Além da formação, a Câmara também oferece serviços de consultoria e trabalha fazendo lobby em defesa dos interesses de seus associados, em diferentes esferas políticas
Mantenedoras
A Fundação Empreender tem entre as suas mantenedoras as associações: ACIAC Corupá, ACIAG Guaramirim, ACIBR Brusque, ACIC Canoinhas, ACII Itajaí, ACIM Mafra, ACIRS Rio do Sul, ACIO Orleans, ACISBS São Bento do Sul, ACISLO São Lourenço, ACIT Tubarão, AEI Itaiópolis, ACIAF Fraiburgo, ACIRNE Rio Negrinho e ACIVALE Braço do Norte.
A FE trabalha no desenvolvimento dos associados das Associações Empresariais através de quatro Programas: PROINT, PRODL, PGVE e o PROGRAMA DE SUCESSÃO EMPRESARIAL, e atua em parceria com as Associações Empresariais do Sistema FACISC.
PROINT
O PRO-INT tem como objetivo atuar com a internacionalização das associações empresariais e seus empresários associados através de programas, projetos e missões internacionais técnicas e institucionais. Qualquer empresa que faça parte das associações do Sistema FACISC podem participar. “Empresas que estejam interessadas em aumentar sua presença internacional e aprender sobre o mercado de outros países. Além de organizar missões empresariais para eventos, também promovemos o convênio com uma de nossas instituições parceiras no exterior”, explica o presidente Zulauf. Um dos pontos fortes da Fundação é justamente a promoção das missões, que através de convênios internacionais busca estreitar a relação entre o associado e instituições parceiras, por meio de visitas técnicas e a troca de conhecimento, programas e projetos. A Fundação Empreender tem instituições parceiras na Alemanha, Itália, Paraguai e Panamá.
PRODL
O objetivo do PRO-DL é criar iniciativas para o município e permitir que a associação empresarial lidere o processo de implantação, através do conselho de desenvolvimento econômico e da agência de desenvolvimento local. O PRO-DL é um programa em evolução, sua base está sustentada a partir de projetos e atuando em rede de ADL’s. “Em parceria com uma consultoria de renome de abrangência internacional e inspirado no modelo da Associação de Maringá, através do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, buscamos executar um planejamento socioeconômico e de urbanismo, potencializando competências locais já instaladas e identificando o que pode se desenvolver”, detalha o presidente.
PGVE
O Programa de Gestão e Vivência Empresarial busca transformar a associação em uma universidade corporativa, através da capacitação dos associados com todo o conhecimento necessário para alavancar os resultados dos seus negócios. Desde o início, já capacitou mais de 3,2 mil empresários em Santa Catarina. De 2011 a 2022, foram 65 turmas em 30 cidades catarinenses. O PGVE é considerado o maior programa da área no estado com foco voltado para quem atua no dia-a-dia das empresas. Os participantes além de ter capacitação teórica com professores renomados do país, ainda podem vivenciar a rotina de grandes empresários do estado. Qualquer empresa interessada em melhorar a qualidade na gestão pode participar.
São oito módulos de oito áreas fundamentais para alavancar os resultados. Dentro de cada módulo o participante terá conceitos, ferramentas, estudos de caso e o depoimento de um empresário convidado. Além dos módulos os participantes são convidados para participar de eventos que a Fundação promove mentoring, encontro do PGVE, e recebe a revista do PGVE quando publicada.
Nos encontros os participantes conhecem cases de sucesso de uma empresa convidada que compartilha suas estratégias vencedoras e os convidados. Já no mentoring os empresários participam de uma visita estruturada a grandes empresas, com o objetivo de compartilhar estratégias de sucesso da empresa com os participantes. Além disso, conhecem as estratégias vencedoras adotadas pela empresa e trabalham em grupos para compartilhar boas práticas com os gestores.
PROGRAMA DE SUCESSÃO EMPRESARIAL
O programa busca preparar os participantes para exercerem com excelência as demandas relativas à sucessão na empresa familiar. Tem como base a valorização da importância econômica e social, e a preservação do bem-estar dos membros da família, seja em atividades executivas ou como membros do conselho ou acionistas. Este programa é aberto para membros de empresas familiares, como acionistas, sucessores e fundadores. “Neste Programa a ideia é trabalhar temas como o autoconhecimento do sucessor, pontos fortes e fracos, a visão geral sobre o modelo de governança familiar e seus principais elementos. Ao final do Programa, todos os participantes apresentam um projeto aplicativo, que conta com a mentoria dos professores do programa e de um conselho de consultores voluntários”.