Navegantes volta-se para o futuro com ações que visam o incentivo à Economia Azul. A cidade tem condições propícias para dar suporte produtivo e logístico à transição energética em desenvolvimento no Brasil, fomentando o setor naval e a sua possível interlocução com energias renováveis como a eólica off shore na costa sul do país.
Hoje, o município é um polo que atrai pessoas de todo o Brasil em busca de mais qualidade para viver. São 10 km de praias, educação e saúde acima da média, setor cultural e turístico em franco desenvolvimento, e um ritmo acelerado de investimentos em infraestrutura. Um lugar bom para viver e prosperar. Neste cenário a construção civil ganha tração e o futuro bate à porta.
A localização estratégica e a integração de porto, aeroporto e rodovias, atrai para Navegantes um número cada vez maior de operadores logísticos de alta eficiência. Este cenário fez prosperar um grande contingente de profissionais especializados, um enorme diferencial em termos de Brasil. As operações logísticas em Navegantes – incluindo modais de transportes e sua cadeia de serviços, armazéns de alta tecnologia e segurança – despontam como um exemplo de alta eficiência, reforçadas por custos reduzidos e fácil integração com o comércio mundial.
O Porto de Navegantes é considerado o mais eficiente do Brasil e também o 2º maior movimentador de contêineres do país. Gerido 100% pela iniciativa privada, contribui com cerca de 54% do comércio exterior de Santa Catarina, 32% da Região Sul e 13% do Brasil. Especializado em carga conteinerizada, conta com uma área total de 400 mil m², capacidade estática para 30 mil TEUs, 16 mil posições/pallets em câmara frigorífica e 2.430 tomadas reefer. Em 2022 o porto bateu recorde com a movimentação, com 1,2 milhão de TEUs.
Um dos principais aeroportos do Brasil, é a conexão de toda a região do Vale do Itajaí e Norte do estado, movimentando cerca de 2 milhões de passageiros ao ano para os principais centros econômicos do país. Foi recentemente concedido à iniciativa privada, que iniciou a execução de um grande plano de investimentos que prevê nova pista de pousos e decolagens com 2.600 metros, novo terminal de passageiros, ampliação da capacidade de atendimento de aeronaves e ampliação da movimentação de cargas.
Navegantes é ponto de intersecção entre duas das principais rodovias de Santa Catarina, a BR 101 e a BR 470. Esta característica singular no estado faz com que a cidade se transforme em um excelente hub logístico, tornando-se a porta de entrada para os grandes negócios da região do Mercosul. De Navegantes é possível se conectar facilmente a polos consumidores, produtores industriais e agropecuários de todo o Centro-sul do Brasil.