Início » Notícias » Indústria do Vale do Itajaí registrou o segundo maior saldo de empregos do país no primeiro semestre

15 de agosto de 2024

Na indústria, o Vale do Itajaí foi a segunda mesorregião com a maior quantidade de novas vagas formais do país de janeiro a junho deste ano, atrás somente da região metropolitana de São Paulo (21.053). Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), foram 11.754 novos postos de trabalho.

O resultado foi incentivado pelo crescimento da produção industrial em diversos setores, sobretudo os relacionados à produção de itens para consumo doméstico. O dinamismo do mercado de trabalho e o crescimento do rendimento médio dos trabalhadores acima da inflação, permitiu o crescimento do consumo das famílias, agora de bens de consumo mais duráveis.

Para a vice-presidente da Facisc do Vale do Itajaí, Rita Conti, a indústria têxtil catarinense, que vem registrando crescimento três vezes mais que a média nacional, teve destaque na produção de itens como cama, mesa e banho, e de artigos de confecção. Essas atividades proporcionaram a liderança no saldo de empregos de Blumenau e Brusque na mesorregião”, explica a vice-presidente.

Nesses municípios, destaque também para as contratações nos setores de equipamentos elétricos, produtos de metal e máquinas e equipamentos, que expandiram seu quadro de funcionários tanto nos bens de consumo para a população, como artefatos de metal e eletrodomésticos, e de máquinas para a indústria, como máquinas industriais para fabricar alimentos e para refrigeração. “Além do consumo das famílias, o cenário de menor restrição monetária também permitiu o maior acesso ao investimento de empresas para ampliação da capacidade produtiva”, explica a empresária.

Segundo os dados levantados pelo Centro de Inteligência e Estratégia da Facisc, Itajaí foi o terceiro município com o maior número de contratações da mesorregião, 1.405 novas vagas formais. O setor alimentício foi o maior responsável pelo resultado na indústria, pelo qual o município se destaca internacionalmente na produção de produtos de pescado.

Construção

A mesorregião do Vale do Itajaí foi destaque nacional também no setor da construção, com o sexto maior saldo de empregos no primeiro semestre. Os municípios com as maiores contratações foram Itapema (1.476) e Balneário Camboriú (956), com foco na incorporação de empreendimentos imobiliários, que cresceram quase 20% seu quadro de funcionários em relação a dezembro de 2023. Em Balneário Camboriú, cresceu também a quantidade de trabalhadores na construção de redes de distribuição de energia elétrica.

Total da economia

Dentre as 10 mesorregiões do país com os maiores saldos de emprego na economia, o Vale do Itajaí foi a única catarinense dentro do ranking, e ocupa a nona colocação, com 30.271 novos postos de trabalho. Além da indústria, o setor de serviços também estimulou o mercado de trabalho formal na mesorregião.

Itajaí foi o município com o maior número de contratações, 7.469 novas vagas, impulsionado pelo escoamento da produção catarinense no porto, mesmo com as dificuldades que a estrutura possui atualmente. Com isso, atividades de carga e descarga no município cresceram cerca de 40% seu quadro de funcionários em relação a dezembro de 2023.

Já em Blumenau, segundo maior saldo na mesorregião, foi destaque também as contratações nos serviços de locação de mão de obra temporária, que aumentou quase 200% a quantidade de trabalhadores com carteira assinada. O trabalho temporário vem sendo uma alternativa estratégica no país, principalmente para atender períodos de sazonalidade do comércio e da indústria, onde pode-se contratar o trabalhador por até 180 dias (consecutivos ou não), e ainda pode ser prorrogado por mais 90.