Início » Notícias » Empregos em SC: setores da indústria e serviços concentram mais de 80% das vagas geradas em 2024

2 de setembro de 2024

A expressiva geração de empregos em julho em Santa Catarina, com 12.150 novas vagas com carteira assinada, corrobora o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024. Setorialmente, o aumento do emprego formal em SC é um resultado do elevado nível de contratação da Indústria (39 mil) e dos Serviços (49 mil), responsáveis por mais de 80% dos empregos criados no ano. O desempenho da Indústria de transformação catarinense se destaca ainda mais, com um crescimento relativo de 5% em 2024.

“O Governo do Estado continua a intensificar os investimentos em infraestrutura, inovação e educação, além de fomentar um ambiente de negócios favorável. O resultado dessas ações é um crescimento expressivo no setor produtivo catarinense: aproximadamente, a cada sete empregos criados na indústria de transformação no país, um foi em solo catarinense”, avalia o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.

O secretário complementa que a geração de empregos em Santa Catarina deve ser celebrada do ponto de vista quantitativo e também qualitativo. Em 2024, os empregos nos setores de base tecnológica, como Equipamentos de Informática/Eletrônicos, Telecomunicações, Serviços de TI, entre outros, apresentam um crescimento expressivo, representando mais de 11% de todos os empregos gerados no país. “São empregos marcados por um alto nível de produtividade e salários mais altos que dos setores tradicionais, que aumentam a geração de renda na economia”, assinala Usuy.

Empregos em Santa Catarina

Em Santa Catarina, entre janeiro a julho, foram criados quase 108 mil empregos com carteira, o segundo maior patamar em toda a série histórica iniciada em 2004. Em termos relativos, o crescimento do emprego com carteira assinada em SC foi de 4,4%, acima do resultado nacional (3,3%) e o melhor resultado dentre todos os Estados da região Sul e Sudeste do Brasil.

“O catarinense gosta de trabalhar e aprender, é criativo e empreendedor, e isso faz toda a diferença ao colocar o estado como destaque nacional na geração de empregos. Nas conversas que fazemos com as empresas e entidades, ouvimos sempre que Santa Catarina é escolhida para investimentos e ampliações por causa da competitividade de seus portos, mas também pela qualidade da mão de obra”, destaca o Secretário de Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

Comparativamente a outras unidades da federação, Santa Catarina ficou na terceira colocação com maior saldo de emprego em julho de 2024, apenas abaixo de São Paulo e Paraná. Em relação a julho do ano passado, o saldo de empregos formais cresceu mais de cinco vezes, e é o maior patamar na geração de empregos dos últimos três anos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quarta-feira, 28 de agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.